São Paulo sofre com lesões, vai mal e é derrotado pelo Talleres na estreia da Libertadores

Carpini foi obrigado a fazer três alterações por conta de lesões

O São Paulo viveu uma noite para esquecer nesta quinta-feira (4). O time comandado por Thiago Carpini viajou até Córdoba, na Argentina, para enfrentar o Talleres, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Apesar de toda a ansiedade por parte da torcida são-paulina envolvendo este jogo, o futebol da equipe não correspondeu. O duelo terminou em derrota brasileira por 2 a 1. A noite foi só de notícias ruins para o time do Morumbi. Além da derrota, Rafinha, Lucas e Wellington Rato saíram de campo machucados ainda no primeiro tempo.

Primeiro tempo

A etapa inicial, como um todo, foi de pouco movimento. Nos minutos iniciais, o São Paulo apenas via o Talleres trocar passes sem maiores dificuldades. A equipe mandante ditava o ritmo do jogo, mas, ainda assim, não conseguia levar tanto perigo à meta defendida pelo goleiro Rafael. As coisas foram mudando conforme o Tricolor ia perdendo seus jogadores por lesão.

O primeiro são-paulino a deixar o campo foi o lateral Rafinha, aos 18 minutos do primeiro tempo. Após dividida dentro da grande área brasileira, o jogador ficou sentindo e acabou substituído por Igor Vinícius. Em seguida, foi o ídolo Lucas quem sentiu dores e também precisou deixar o gramado. Para seu lugar, Thiago Carpini mandou a campo o atacante Ferreirinha.

No final do primeiro tempo, ainda com 0 0 a 0 no placar, quem assistia à partida viu uma situação inusitada. O São Paulo teve seu terceiro jogador sentindo dores, sem ter condições de jogo: Wellington Rato sentiu o pé. Porém, como Carpini já tinha feito duas substituições, se fizesse mais uma naquele momento, queimaria todas as três paralisações permitidas e só poderia fazer outra alteração na equipe durante o intervalo. Por isso, preferiu manter Wellington, mesmo sem condição, em campo.

Foi nesse momento, com um jogador a menos após Rato ser carregado para fora do campo, que o São Paulo sofreu seu primeiro gol no jogo. Aos 50 minutos jogados, o Talleres subiu a linha de marcação no ataque e acabou roubando a bola da defesa são-paulina. Assim, Rodríguez recebeu dentro da área, de costas para a marcação, e teve o espaço para girar o corpo e bater forte, no ângulo, sem chances de defesa para Rafael.

Segundo tempo

Diego Costa sobe alto entre jogadores do Talleres. (Foto: Divulgação/ Libertaodres)

 

Durante o intervalo, Carpini enfim fez a alteração para tirar Wellington Rato. Para seu lugar, o treinador mandou o atacante Erick. Mesmo com a alteração — e com o Tricolor com 11 novamente em campo —, o Talleres conseguiu chegar ao seu segundo gol com poucos minutos de bola rolando. Aos 7, Botta recebeu lançamento do campo de defesa, partiu para cima de Arboleda e conseguiu driblá-lo. De frente para Rafael, o meia argentino bateu no cantinho e ampliou o marcador para a equipe da casa.

Mesmo com dois gols atrás do placar, o São Paulo não se abateu. Agora, Carpini mandou a campo Luciano e Galoppo para os lugares de Alisson e James Rodríguez, respectivamente. A dupla, aliás, foi quem construiu o primeiro gol do São Paulo na partida. Aos 20, Galoppo arriscou chutaço de fora, mas a bola parou na trave. Sorte para os são-paulinos que Luciano estava esperto dentro da grande área para completar ao gol vazio e diminuir a vantagem no marcador.

Mais tarde, aos 35 minutos, Luciano teve mais uma grande chance, que poderia ter resultado no empate são-paulino. O camisa 10 recebeu a bola próximo à pequena área, se livrou da marcação e ficou de frente para o goleiro da equipe argentina. O jogador tricolor arriscou um chute por cima do arqueiro, que conseguiu fechar muito bem o ângulo e mandar para escanteio.

Nos minutos restantes de jogo, a equipe argentina recuou um pouco mais, enquanto o São Paulo tentava aumentar o ritmo em busca do gol de empate. Algumas chances apareceram, mas nenhuma tão clara, com exceção para cabeçada de Arboleda para defesaça do goleiro. Assim, o jogo terminou no 2 a 1. Derrota são-paulina na estreia da Libertadores.

James Rodríguez decepciona

Nos dias que antecederam a partida, um dos assuntos mais comentados no noticiário do São Paulo era James Rodríguez. Diante do Talleres, o meia enfim ganharia uma chance de começar entre os titulares da equipe pela primeira vez na temporada. Até então, o colombiano só havia feito três partidas pelo Tricolor em 2024 e, após fazer boa data Fifa pela Colômbia, a pressão sobre Carpini para usar mais o camisa 19, que já era grande, aumentou ainda mais.

Porém, para a decepção da torcida são-paulina, mesmo começando entre os 11 titulares, o meia pouco fez durante a partida e não conseguiu ajudar sua equipe. O São Paulo, inclusive, melhorou após a saída do colombiano para a entrada de Luciano, autor do gol tricolor durante a noite.

Os próximos compromissos de São Paulo e Talleres

Agora, o São Paulo ainda tem mais um compromisso pela Libertadores antes do início da Série A do Campeonato Brasileiro. Às 21h30 da próxima quarta-feira, o time de Carpini receberá o Cobresal, do Chile, pela segunda rodada da fase de grupos. A bola vai rolar no Morumbis, que deve receber um bom público. Enquanto isso, o Talleres volta sua atenção para o Campeonato Argentino. Seu próximo jogo será diante do Independiente Rivadavia, dentro de casa, neste sábado.

você pode gostar também