Fortaleza vence Cruzeiro e se aproxima do G6

Lucero garante vitória histórica Tricolor

O Fortaleza conseguiu mais um resultado histórico em 2023. Depois de vencer o Coritiba pela primeira vez em toda a sua história como visitante, o Tricolor do Pici chegou à segunda vitória fora de casa no Brasileirão quebrando outro tabu. A vitória por 1×0 contra o Cruzeiro, nesta quarta-feira, 21, no Mineirão, foi a primeira do Leão em solo mineiro contra a Raposa. O resultado colocou o Fortaleza na oitava colocação, com 17 pontos. O Cruzeiro para nos 14 pontos, mas caiu pra 10ª posição.

Escalações

Pepa escalou o Cruzeiro num 4-3-3 bem definido. Machado e Neto Moura eram os responsáveis pela contenção no meio de campo, dando liberdade pra Vital se aproximar do trio de ataque. Com mais posse de bola, Neto recuava entre os zagueiros pra ajudar na saída de bola, com Machado mais posicionado à direita e com Vital bastante aberto pela esquerda, tentando criar superioridade numérica por ali.

 

Vojvoda escalou o time no 4-4-2 simples, mas contrariando as prévias, deixou Guilherme como o segundo atacante ao lado de Thiago Galhardo. Pochettino foi escalado como meia pela esquerda e Pikachu na direita, com Zé Welison e Caio Alexandre fechando a faixa central. O objetivo com a bola era claro: ligar rápido ao ataque pra agredir o Cruzeiro desarrumado nas transições.

 

Primeiro tempo

Com o gramado bastante ruim, o jogo demorou pra ter boas chances. Machado arriscou de longe aos 10 minutos, mas sem muito perigo e Pochettino tentou de falta, aos 15, mas não assustou Rafael. A primeira boa chance do Cruzeiro saiu ao 19 minutos. Marlon cobrou falta do bico da área e a bola passou perto da trave de João Ricardo. No minuto seguinte, o goleiro Tricolor trabalhou muito bem. William colocou a bola na cabeça de Bruno Rodrigues, que cabeceou forte, mas parou em grande defesa de João Ricardo.

Primeiro tempo foi bem morno no gramado ruim do Mineirão. Foto: Twitter Cruzeiro EC

 

O Fortaleza tentou se soltar mais e teve duas boas chances com Guilherme. Na primeira, aos 33, o atacante recebeu cruzamento de Caio Alexandre, mas cabeceou pra fora. Na segunda, já aos 46, Guilherme arrancou livre, tinha a opção de passe pra Galhardo, que estava livre no meio da área, mas arriscou a finalização e isolou.

Segundo tempo

O segundo tempo foi bastante travado, com poucas chances de gol. A primeira finalização mais perigosa só saiu aos 25 minutos. Bruno Rodrigues cruzou da direita, a bola correu toda a área do Fortaleza e chegou em Henrique Dourado, que finalizou mal, pra fora. No minuto seguinte, Galhardo e Lucero tramaram boa jogada no ataque do Fortaleza, mas o cruzamento do argentino, que chegaria em Calebe, parou nas mãos de Rafael.

Lucero e Calebe mudaram o jogo pro Leão no segundo tempo. Foto: Bruno Oliveira

 

Apostando nos contra-ataques, o Fortaleza chegou ao seu gol aos 34 minutos. Tinga interceptou passe na intermediária de defesa e passou pra Thiago Galhardo. O atacante lançou Calebe em velocidade que, de cara pra Rafael, rolou pro lado pra Lucero chegar de carrinho e empurrar a bola pro fundo da rede. Em outra saída em velocidade, Galhardo quase ampliou aos 40, mas acabou chutando por cima do gol depois de receber bom passe de Lucero. Aos 48, Dourado ainda tentou empatar pro time da casa, mas a cabeçada, desviando o cruzamento que veio da intermediária, parou em João Ricardo.

Próximos compromissos

O Cruzeiro tem um confronto pesado contra o São Paulo, na próxima rodada do Brasileirão, no sábado, 24, também no Mineirão. O Fortaleza também joga no sábado e vai enfrentar outro mineiro, o Atlético, no Castelão.

você pode gostar também