Ceará bate Criciúma e volta a se aproximar do G4

Vágner Mancini começa trajetória no Alvinegro com vitória muito importante

O Ceará conseguiu uma vitória muito importante neste sábado (2), na estreia do treinador Vágner Mancini. O Vovô recebeu o Criciúma, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro e venceu por 1xo. Chrystian Barletta marcou o único gol do Castelão, mas foi o suficiente pro resultado fundamental pro Alvinegro seguir sonhando com o acesso à Série A. O Ceará agora é o nono colocado, com 38 pontos e corou a vantagem pro Criciúma, que é o quarto, com 44 pontos. A distância pro G4 pode aumentar em um ponto se o Vila Nova vencer seu jogo contra o CRB, neste domingo (3).

Primeiro tempo

Barletta marcou seu terceiro gol com a camisa do Ceará e garantiu a vitória contra o Criciúma. Foto: Thiago Gadelha/SVM

 

O jogo não poderia começar de forma melhor pro Ceará. Logo aos cinco minutos, Erick fez boa jogada pela esquerda e cruzou em direção a Nicolas. O centroavante não alcançou a bola e ela seguiu até Barletta, que finalizou bem pra superar Gustavo e abrir o placar pro Vovô. Aos oito, o Ceará chegou novamente. Jean Carlos roubou bola no meio de campo e serviu Erick. O atacante cruzou pra Nicolas, que se antecipando à defesa, cabeceou pra fora. Aos 12, foi a vez de Erick finalizar. Jean Carlos puxou contra-ataque rápido e passou pro camisa 11, cortar pra direita e acabar finalizando pra fora.

Aos 16, o Ceará teve uma grande chance pra ampliar. Nicolas brigou com Rayam pela bola, ganhou e deu passe açucarado pra Jean Carlos. O meia não dominou da melhor forma possível e deu tempo pra Gustavo fechar o ângulo e evitar o segundo gol Alvinegro. A primeira chegada do Criciúma só aconteceu aos 27 minutos, quando Rayam completou um cruzamento da intermediária, sem força, de cabeça, na mão de Bruno Ferreira.

O Criciúma chegou a empatar, aos 32 minutos. Léo Costa arriscou de longe e David Ricardo desviou deixando a bola em disputa entra Fabinho e Bruno Ferreira. A bola espirrou e foi em direção ao gol, mas Luiz Otávio conseguiu evitar que ela cruzasse a linha, chutando-a em cima de Felipe Vizeu. Com o desvio no centroavante do time catarinense, a bola entrou, mas o VA percebeu o toque de mão de Vizeu e anulou o gol, cinco minutos depois. Barletta tentou seu segundo gol aos 40 minutos, mas a batida colocada chegou tranquila nas mãos de Gustavo.

A última chance do primeiro tempo foi dos visitantes, em chute perigoso de Fellipe Mateus, que forçou boa defesa de Bruno Ferreira. Pra sorte Alvinegra, Éder não alcançou no rebote.

Segundo tempo

Segundo tempo foi de controle do Ceará, mas com menos chances dos dois lados. Foto: Celso Da Luz/Criciúma

 

O Criciúma tentou sair pro ataque desde os primeiros segundos do segundo tempo. Logo com 20 segundos, Fellipe Mateus arriscou de longe, mas a bola foi por cima do gol de Bruno Ferreira. Aos seis minutos, Barletta quase ampliou. O atacante recebeu pela esquerda e tocou na saída de Gustavo. Antes da bola entrar, Rayam tirou o perigo. No lance seguinte, os catarinenses saíram em velocidade, pela esquerda, com Éder. O atacante cortou pro meio e bateu firme, mas nas mãos de Bruno Ferreira. O Ceará seguiu sendo mais perigoso, mesmo com a vantagem no placar. Aos 15 minutos, Nicolas subiu mais alto que a defesa adversária e cabeceou forte pra defesa difícil de Gustavo.

No escanteio seguinte, Guilherme Castilho resolveu bater direto pro gol, surpreendendo Gustavo, mas o goleiro conseguiu desviar a bola antes de entrar. Aos 21, Barletta tabelou com Jean Carlos e finalizou com muito perigo, ao lado direito do gol do Criciúma. O time da casa ensaiou uma pressão e teve alguns minutos no campo de ataque. Aos 24, Rômulo recebeu com liberdade dentro da área e foi travado, providencialmente, por Luiz Otávio. Aos 25, Fabinho cabeceou após escanteio da direita, mas a bola chegou tranquila a Bruno Ferreira.

Aos 27 minutos, Crystopher tentou batida colocada, mas a bola foi pra fora. Aos 31, Marcelo Hermes arriscou de longe, mas a bola passou sem perigo ao lado do gol de Bruno Ferreira. O Ceará chegou pela última vez aos 33 minutos. Bissoli escorou e Guilherme Castilho pegou de primeira, de fora da área, no meio do gol. A última oportunidade do Criciúma, com mais perigo, foi aos 34 minutos. Neílton recebeu às costas da defesa, mas finalizou em cima de Bruno Ferreira.

 

Melhor da partida

O Ceará realmente fez uma boa partida neste sábado e tudo isso foi muito por conta de Jean Carlos. Frequentemente deslocado pras pontas, hoje, o meia jogou em sua posição de ofício e foi o principal jogador Alvinegro, com todas as jogadas de perigo começando ou passando por ele.

Próximos compromissos de Ceará e Criciúma

O Ceará volta a campo na próxima quarta (6), quando enfrenta o Londrina, mais uma vez, no Castelão. O Criciúma tem um confronto muito importante contra o Sport, em Recife, no sábado (9).

você pode gostar também