Liverpool bate o Burnley fora de casa e volta à liderança da Premier League

Reds demoram pra matar o jogo e sofrem com melhora do Burnley no segundo tempo

O Liverpool está de volta à liderança da Premier League. Num jogo mais difícil do que indicava ser no primeiro tempo, os Reds venceram o Burnley fora de casa nesta terça-feira (26), por 2×0, no Turf Moor. Darwin Nuñez e Diogo Jota marcaram os gols da vitória vermelha, que bota o time na liderança provisória do Campeonato Inglês. O Liverpool foi a 42 pontos e seca o Arsenal, que só joga na quinta-feira (28), contra o West Ham. O Burnley segue na zona de rebaixamento, na 19ª posição, com 11 pontos.

Primeiro tempo

Darwin Nuñez encerrou o jejum e abriu o placar pro Liverpool fora de casa. Foto: Liverpool FC

 

A primeira chegada do Liverpool foi logo aos três minutos. Gravenberch limpou a jogada com um belo toque de calcanhar e deixou Elliott com muito espaço. O meia avançou e bateu forte com o pé esquerdo, mas Trafford fez boa defesa no canto esquerdo. O Burnley respondeu em transição rápida no minuto seguinte. Amdouni teve liberdade e foi avançando com a bola até perto da área. O atacante arriscou o chute colocado, mas a bola foi pra fora. Aos cinco, o Liverpool abriu o placar no Turf Moor.

Gakpo fez boa jogada pela esquerda, correu até perto da área e tocou pra trás, onde Nuñez esperava. O uruguaio ajeitou o corpo e bateu bonito no cantinho pra encerrar o jejum de 12 jogos sem marcar pelos Reds. O Liverpool seguiu no ataque e quase ampliou aos sete. Salah recebeu dentro da área de Nuñez e pegou de primeira com o pé direito, mas Trafford fez grande defesa. O time da casa voltou a atacar aos 11. Brownhill ficou com a sobra perto da área e chutou com perigo, mas a bola passou ao lado do gol de Alisson.

Os Reds controlaram um pouco mais o jogo e chegaram com mais força aos 27. Salah e Nuñez tabelaram e o uruguaio tocou de calcanhar pra trás. A bola chegou em Gakpo, que bateu forte pra defesa de Trafford. No rebote, Nuñez dividiu com Taylor e a bola ficou em Gakpo novamente, que fez o gol. No entanto, Paul Tierney enxergou uma falta de Nuñez na dividida e anulou o gol. Aos 33, Gakpo lançou pra Salah, o egípcio dominou e encheu o pé esquerdo, mas a bola acertou o travessão. Aos 39, Nuñez passou pra Endo, que da meia-lua, bateu rasteirinho de esquerda e obrigou uma grande defesa de Trafford.

Aos 41, o Liverpool pegou o Burnley desarrumado e partiu em velocidade com Arnold. O lateral tentou passar pra Salah, mas a bola foi desviada no meio do caminho e ficou com Elliott. O meia então passou pro atacante, que bateu de esquerda pra outra defesa de Trafford.

Segundo tempo

Diogo Jota garantiu a vitória vermelha no fim do jogo. Foto: Liverpool FC

 

O segundo tempo começou bem mais ameno, mas com o Liverpool controlando as ações. Empurrando o time da casa pra trás e procurando espaços com longas trocas de passes, os Reds chegaram ao segundo gol aos nove minutos. Elliott passou pra Gravenberh pela direita e o holandês devolveu pro meia inglês tocar no cantinho de Trafford. O problema é que na hora da finalização de Elliott, Salah estava em posição de impedimento e, na opinião de Paul Tierney, obstruindo a visão de Trafford. O gol foi anulado.

O Burnley só chegou com algum perigo aos 20. Depois de uma tentativa de lançar a bola na área, Van Dijk afastou mal de cabeça e a bola ficou com Berge, mas o meia pegou muito mal e bateu pra fora. Mesmo sem assustar, a finalização de Berge parece ter acendido o time da casa. Odobert fez linda jogada pela esquerda e deixou Arnold na saudade antes de cruzar na cabeça de Gudmundsson, que finalizou livre por cima do gol. A primeira finalização válida do Liverpool só saiu aos 36. Szoboszlai recebeu no meio de campo, carregou e arriscou o chute forte de fora da área, mas a bola subiu demais.

Aos 40, um chute despretensioso de Arnold assustou muito. Endo ganhou a dividida pelo alto e a bola sobrou no lateral direito, que com a perna esquerda, pegou de primeira da meia-lua e a bola passou muito perto do gol de Trafford. Se Endo quase deu uma assistência a favor, por pouco não deu uma contra. O japonês errou um passe fácil e entregou nos pés de Larsen, que bateu forte, mas a bola saiu ao lado direito de Alisson, aos 42. No lance seguinte, Diaz recebeu com liberdade pela esquerda e obrigou outra boa defesa de Trafford.

Depois do drama, o Liverpool matou o jogo aos 45 minutos. Endo ganhou a disputa de bola no meio de campo e a bola ficou com Jota. O português abriu pra Diaz, que cortou pro meio e viu Jota passar às suas costas e só rolou pra esquerda. Quase sem ângulo, Jota encontrou espaço por baixo de Trafford pra tranquilizar a situação vermelha e garantir a liderança da Premier League.

Melhor da partida

Apesar da derrota, James Trafford foi o nome do jogo. O jovem goleiro inglês evitou uma goleada histórica do Liverpool com defesas impressionantes. Se o Burnley teve alguma chance de empatar contra o gigante inglês no segundo tempo, foi por conta da grande atuação do arqueiro embaixo do gol no primeiro tempo.

Próximos compromissos de Burnley e Liverpool

O Burnley ainda joga antes do Reveillon e visita outro time que briga na parte de cima da tabela. O time de Kompany enfrenta o Aston Villa no sábado (30). O Liverpool só volta a campo em 2024, mas logo no primeiro dia. Os Reds enfrentam o Newcastle, em Anfield, no Ano Novo.

você pode gostar também