Barcelona, PSG e outros clubes devem sofrer punições da Uefa por descumprirem fair play financeiro

A organização já prepara punições a esses clubes

A UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) aplicará uma punição no próximo mês para dez clubes que violaram as regras do fair play financeiro.

Segundo o jornal “The Times” ,entre os clubes estão: Barcelona, PSG, Juventus, Inter de Milão e Roma. Os demais clubes não foram citados.

Acredita-se que as sanções que a Uefa irá impor para esses clubes, serão multas acordadas com as equipes, que devem receber e cumprir suas punições.

O que preocupa a organização também é que outros 20 clubes descumpriram o Fair Play Financeiro na temporada 2021/2022, e o Arsenal seria uma dessas equipes. Porém esses clubes ainda estão em tempo de mudarem seus quadros econômicos.

Foi aprovado pelo Comitê Executivo da Uefa um novo modelo de fair play financeiro ainda este ano. Em 2023, os times poderão gastar até 90% de suas receitas. No ano seguinte será 80% e, em 2025, 70%. Essas novas regras começaram a valer já em junho, com três anos para adaptação.

Além disso, o patrimônio líquido dessas equipes deve ser positivo em 31 de dezembro da temporada anterior, ou ter melhorado 10% na mesma data anterior. O presidente da Uefa, Aleksander Čeferin disse:

presidente da Uefa
Divulgação Uefa

— As primeiras regulamentações financeiras da Uefa serviram aos propósitos iniciais. Ajudaram a levantar as finanças do futebol europeu e revolucionaram como os clubes são geridos. Porém, a evolução da indústria e os inevitáveis efeitos da pandemia mostraram a necessidade de uma grande reforma, com novas regras de sustentabilidade financeira.

Eventuais infrações resultaram em multas, já com punições pré-definidas para esse tipo de situação. Haverá também menos tolerância a maus pagadores. O “desvio aceitável” de déficit aumentará de € 30 milhões para € 60 milhões em três anos — agora levando em conta todas as despesas.

você pode gostar também