Tuta, uma revelação frankfurtiana

O jovem zagueiro brasileiro vem se consolidando no time titular desde janeiro de 2021. Tuta, ganhou minutos no time por conta da saída de David Abraham, para o Huracán da Argentina. Adolf Hütter (técnico da equipe), ficou apenas com duas opções para formar seu trio de zagueiros, N’Dicka e Hinteregger.

Já chegando a usar Makoto Hasebe no trio, Hütter optou por Tuta no seu lado direito com Hasebe na linha dos volantes. Com a sequência, zagueiro vem fazendo jogos muito firmes. Participando de um começo de ano sensacional do Frankfurt. Onde a equipe ganhou 6 de seus 8 jogos. E segue brigando firme e forte por uma vaga na próxima Champions League.

Tuta é mais um jogador formado em Cotia. Mas, que nem chegou a atuar entre os profissionais no Brasil. Sua saída precoce seu deu após a conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior, onde o tricolor foi campeão em cima do Vasco da Gama.

Não sendo o único a sair daquele time campeão. Morato seu companheiro de zaga, foi vendido por 6 milhões de Euros ao Benfica; Antony foi vendido por 15 milhões de Euros ao Ajax.

Chegada na Alemanha e empréstimo na Bélgica

Chegando na janela de inverno da temporada 18/19 na Alemanha, Tuta nem chegou a jogar. O Time contava com bons zagueiros em seu elenco, como N´Dicka, Hinteregger, Salcedo, Abraham e Hasebe.

Na temporada 19/20 foi emprestado para o KV Kortrijk da Bélgica, onde participou de 18 jogos. Com 7 vitórias, 5 empates e 6 derrotas. O time terminou da décima primeira colocação.

2021: novo ano, novas oportunidades

Agora falando de campo, Tuta tem entregado bastante em campo. Por ter jogado de lateral na base, consegue entregar progressão no campo quando tem a posse. Seu companheiro na esquerda da zaga N’Dicka, entrega a mesma progressão.

 Tuta
N´Dicka

Ainda em comparação com seus companheiros, Tuta tem média de acerto de passe 82%. N’dicka 84% e Hinteregger 80%. No campo adversário Tuta tem média de 16.6 passes e N’Dicka 17.1. Em comparação ao top-4 da Bundesliga, só Orbán (RB Leipzig), Upamecano (RB Leipzig), Alaba (Bayern) e Boateng (Bayern) tem médias maiores.

Na parte defensiva, Tuta vem tendo bons números. Com dois jogos sem sofrer gol, tem de média 1.9 interceptações, 2.2 desarmes e 2.5 cortes. Além de tomar 5 cartões amarelos.

Cada vez mais a Europa importa atletas jovens brasileiros, muitos deles nem chegando a jogar no time principal. Tuta é um exemplo, dentre vários na Europa.

Bom técnico, bons jogadores. Tuta entra em um contexto favorável e pode ser o próximo na lista de grandes cifras. O Frankfurt vem sendo a sensação nas últimas temporadas na Alemanha. Chegando sem holofotes e hoje fazendo um 2021 seguro. Deve fazer parte dos grandes negócios que o Eintracht Frankfurt faz no futuro.

 

você pode gostar também