O último dia da janela de transferências

O dia 31 de agosto é sempre um evento à parte no mundo do futebol porque é a data de encerramento do período de transferências. Além disso, como a época europeia está começando, diversos times montam seus elencos para a temporada neste mês, e o último dia é sempre uma novidade atrás da outra.

Visando isso, separamos neste texto algumas das contratações que mais chamaram a atenção neste ‘Deadline Day’.

ALEMANHA

Na terra da Bundesliga tivemos algumas, porém não tão atrativas, negociações no dia de hoje. 

Começando pelo RB Leipzig que foi um dos que mais se movimentou nestes últimos dias. Depois de ter anunciado oficialmente a saída de Sabitzer ontem (30), anunciou hoje o meio-campista Ilaix Moriba, do Barcelona. O jovem de 18 anos assinou até 2026 e vai ter uma difícil missão de substituir um dos ex-líderes do elenco. Ainda não é um jogador pronto, mas já mostrou que tem muito potencial para evoluir.

Além desse negócio, os ‘Touros’ também cederam seu atacante, Ademola Lookman para o Leicester, por empréstimo, até o fim da temporada 21/22.

Os principais clubes alemães, Bayern de Munique e Borussia Dortmund, não passaram em branco e também tiveram suas participações neste ‘Deadline Day’. Os bávaros estenderam o contrato com o jovem zagueiro Chris Richard até 2025 e o emprestaram para o Hoffenheim por uma temporada. Já os aurinegros, trouxeram o zagueiro Marin Pongracic, do Wolfsburg, por empréstimo por uma temporada.

Para ocupar o lugar do zagueiro no elenco, os ‘Lobos’ contrataram o holandês Micky van de Ven até 2025. Além disso, o meia aberto, Josip Brekalo, também saiu por empréstimo e vai defender o Torino.

E para finalizar, o Frankfurt foi outra equipe com bastante movimentação hoje (31). Emprestou o ala Steven Zuber , com opção de compra, para o AEK FC. E para compor o elenco, trouxe dois nomes por empréstimo: o meia defensivo Kristijan Jakic, do Dinamo Zagreb, e o atacante Sam Lammers, da Atalanta.

ESPANHA

A Espanha foi palco das grandes transferências e reviravoltas neste ‘Deadline Day’. Os mais relevantes e surpreendentes negócios de hoje tiveram os clubes espanhóis como protagonistas. 

Começando pelo Real Madrid que, apesar de ter sido frustrado por não conseguir contratar Kylian Mbappé, trouxe outro jovem francês, também da Ligue 1, de muito futuro. Trata-se do meio-campista Eduardo Camavinga de 18 anos, que estava no Stade Rennais. O contrato vai até junho de 2027.

O Real Betis foi outro que se movimentou e trouxe Hector Bellerín, do Arsenal, por empréstimo para ocupar a vaga da lateral direita deixada por Emerson Royal.

Outro nome que voltará para a Espanha é o de Radamel Falcão. O centroavante que já fez muito sucesso pelo Atlético de Madrid, agora irá integrar o elenco do Rayo Vallecano. Lembrando que o colombiano estava no Galatasaray e o clube turco já havia se pronunciado dizendo que não contaria com ele devido ao elevado custo.

O CAOS NA RETA FINAL

Esta janela de transferências, que está sendo para muitos uma das melhores de todos os tempos, nos reservou muitas emoções até os último minutos.

Tudo começou pelos Colchoneros, que tiveram um dia bem agitado e que durou até os minutos finais da janela. A “novela Saúl”, enfim, chegou ao seu fim, mas até na conclusão da negociação gerou outra novela. Atlético de Madrid e Chelsea chegaram a um acordo ao decorrer do dia, mas só conseguiram oficializar a papelada nos últimos dois minutos possíveis. Agora o meia espanhol irá para os Blues por empréstimo de uma temporada com opção de compra.

Ainda nos minutos finais do dia, tivemos o grande anúncio do retorno de Antoine Griezmann ao Atleti. O francês retornará para o lugar onde viveu seu auge através de um empréstimo com opção de compra junto ao Barcelona. Vale lembrar que esta foi outra transferência que quase não foi concluída por conta do encerramento da janela. 

Além de perder Griezmann, o Barça também vendeu seu lateral, que havia acabado de chegar, Emerson Royal para o Tottenham. Tais saídas do clube catalão só expõem o tamanho da crise financeira do clube, que teve que negociar um dos principais jogadores e outro jovem com potencial, para aliviar a folha salarial e receber valores para desafogar as dívidas. 

E para ocupar o lugar do francês no ataque, o Barça foi atrás do centroavante do Sevilla, Luuk de Jong.

Vale ressaltar que, o negócio de Saúl precisava acontecer para que estas outras transferências pudessem ser realizadas, e, por um momento, toda a papelada ficou em risco por conta do encerramento da janela no meio das negociações.

FRANÇA

Na França, além da saída de Camavinga, o grande anúncio do dia foi a chegada do lateral esquerdo Nuno Mendes ao PSG. O português de 19 anos chega a Paris através de um empréstimo com opção de compra em negociação junto ao Sporting. Vale lembrar que o PSG sempre teve suas laterais como as principais carências, e nessa janela se reforçou com dois dos melhores e mais promissores jogadores da posição (Nuno Mendes e Hakimi).

Ainda em Paris, tivemos o anúncio de que Pablo Sarabia deixará o time e irá defender o Sporting por uma temporada emprestado.

Outro negócio que chamou atenção foi o acerto entre o zagueiro Boateng e o Lyon. O jogador estava sem clube desde a saída do Bayern e chega ao clube francês como ‘free agent’.

INGLATERRA

A terra da Rainha teve um dia 31 muito agitado. Algumas negociações entre os ingleses, inclusive, já foram citadas neste texto, como as idas de Emerson e Lookman para Tottenham e Leicester respectivamente.

Porém, não parou por aí. Daniel James deixou o Manchester United e foi para o Leeds United em um contrato até 2026. O meia galês, que já não era titular, iria perder ainda mais espaço com a chegada de Cristiano Ronaldo, então vai para um lugar de menor pressão e concorrência para tentar desenvolver seu (bom) futebol.

Ainda em Manchester, tivemos a apresentação oficial de CR7. Ainda não sabemos se ele usará, de fato, a camisa 7, mas esteve nas dependências do clube hoje para assinar os termos e vestir a camisa de seu “novo” clube.

O Tottenham, no fim, conseguiu segurar Harry Kane, mas um dos centroavantes do elenco, Carlos Vinícius, teve seu empréstimo encerrado, retornou ao Benfica e foi vendido ao PSV.

Outro time que teve um dia interessante foi o West Ham. Foi até a Rússia e voltou de lá com dois bons nomes para rechear seu elenco. O atacante Vlasic chegou em negociação junto ao CSKA Moscou e assinou por cinco anos e o meio-campista Alex Král chegou por empréstimo com opção de compra junto ao Spartak Moscou.

O Brighton também se movimentou e trouxe o lateral/meia/ala Marc Cucurella. O jogador já foi uma das promessas mais cobiçadas do futebol anteriormente, mas não chegou ao patamar previsto. É cria de ‘La Masia’, mas nunca conseguiu se firmar no time principal de Barcelona e viveu muitos empréstimos até aqui. Agora chega em uma das ligas mais competitivas do mundo para buscar seu máximo desenvolvimento.

O Everton se moveu e foi atrás do centroavante venezuelano, Salomon Rondón, nos minutos finais do mercado.

E, por fim, temos o atual campeão europeu, Chelsea, que também se mexeu bastante nesse último dia. A “novela Saúl” teve um desfecho positivo, ao contrário da “novela Koundé”. O zagueiro do Sevilla foi ligado ao time inglês a janela inteira, mas um impasse financeiro entre o time da Andaluzia e os Blues travou o negócio.

Com a chegada de Saúl, o jovem zagueiro/volante Ampadu foi emprestado ao Venezia por uma temporada. Hudson-Odoi é outro jogador que parecia estar de saída, mas o Chelsea decidiu pela permanência do jogador e não negociou o mesmo.

ITÁLIA

Os italianos foram mais modestos neste último dia, mas ainda assim, houve contratações relevantes por lá.

O Cagliari se reforçou bem e trouxe o atacante Keita Baldé em definitivo junto ao Monaco.

O Milan também foi buscar um atacante, mas que já atuava em solo italiano. O brasileiro, Junior Messias chega a Milão por empréstimo em negócio feito junto ao Crotone.

E, para finalizar, a Juventus oficializou o retorno do atacante Moise Kean por empréstimo. O jogador foi projetado para o mundo na Juv e ganhou o status de grande promessa logo cedo. No entanto, não conseguiu se firmar. A ida para o Everton não deu certo para o jogador que já está sendo emprestado pela segunda vez. Agora, busca em sua casa um novo começo para sua carreira.

 

 

Confira nosso Twitter para ficar por dentro e todas as atualizações do mercado de transferências.

você pode gostar também