Chelsea anuncia Tosin Adarabioyo como 1º reforço para a temporada 2024/25

Adarabioyo faz a mudança do Fulham para o Chelsea como agente livre e assina por quatro temporadas

Poucos dias após anunciar o novo treinador da equipe masculina profissional, o Chelsea anunciou nesta sexta-feira (7) o primeiro reforço da equipe para a temporada 2024/25: o zagueiro Tosin Adarabioyo.

Adarabioyo decidiu deixar o Fulham como agente livre ao fim da última temporada apesar das tentativas do clube em mantê-lo. Assim, não demorou para que o defensor chamasse atenção de outros clubes ingleses, com Chelsea e Newcastle aparecendo como os maiores interessados, embora o Manchester United também aparecesse na briga pela contratação do jogador.

No fim das contas, o zagueiro optou pela mudança para Stamford Bridge, entendendo que os Blues oferecem o melhor projeto para o seu futuro e também já considerando a chegada de Enzo Maresca para comandar a equipe. Sem dúvidas, o Chelsea ter retornado às competições da UEFA fortaleceu o clube londrino na disputa por Adarabioyo.

O defensor realizou os exames médicos ao longo da semana e assinou um contrato até julho de 2028 com os Blues.

Image
Adarabioyo se torna a primeira contratação para reforçar o plantel que será comandado por Maresca. Foto – Reprodução/Fabrizio Romano/X

 

Formado nas categorias de base do Manchester City, o zagueiro recusou a oferta de renovação contratual com o Fulham, que faria dele um dos mais bem pagos no elenco do time de Craven Cottage.

Assim, ele chega ao Chelsea por custo zero e com a grande expectativa de melhorar o aproveitamento da equipe em bolas aéreas ofensivas e defensivas. Ainda mais com o estabelecimento do departamento de bolas paradas por parte do clube, que será comandado pelo especialista Bernardo Cueva, que custou £750,000 aos cofres dos Blues.

A contratação de Adarabioyo, por outro lado, pode acelerar a movimentação do Chelsea pela venda de Trevoh Chalobah, zagueiro formado nas categorias de base de Cobham e que foi colocado no mercado, com o United sendo um dos principais interessados no jogador neste início da janela de transferências.

Enquanto Chalobah pode vir a deixar o clube, a saída de Thiago Silva já foi confirmada, com o zagueiro brasileiro retornando ao Fluminense. Foto – Reprodução/Chelsea FC

Perfil: Tosin Adarabioyo

Números de Adarabioyo na última temporada. Foto – FBREF

 

Com 196cm de altura, não é difícil entender porque Tosin Adarabioyo é dominante pelo ar. O zagueiro teve uma média de 3.12 duelos aéreos vencidos na última temporada, com um aproveitamento de 66.7%, estando acima do percentil 80 para ambas as estatísticas.

Embora não progrida muito ao ataque, ele é um bom condutor da bola, somando um distância de carregamento progressivo de 148.11 jardas. Em relação aos passes, não é um aspecto de seu jogo que chama atenção, no entanto, é de certa forma confiável, tendo 84.5% de aproveitamento nos passes.

Mapa de calor de Adarabioyo na última edição da Premier League. Foto – Reprodução/SofaScore

 

Pelo mapa de calor acima, é possível perceber a boa presença do defensor pelo lado direito do campo defensivo. Sua forte presença na pequena área é igualmente notável. Mais ainda, é importante notar que os dois gols de Adarabioyo na última temporada foram marcados de cabeça.

Sob o comando de Enzo Maresca, a expectativa é que o zagueiro de 26 nos atue como zagueiro pelo lado direito, devendo ter dois impactos centrais no time do Chelsea:

  1. Melhorar o aproveitamento nas bolas aéreas, em especial nas jogadas defensivas. Na última temporada, os Blues sofreram muito com jogadas de bola parada dos adversários e estão fazendo os movimentos necessários para evitar que isso se repita em 2024/25. Adarabioyo será importante nesse sentido por conta de sua grande presença e de seu ótimo aproveitamento pelo ar.
  2. Apoiar na construção das jogadas. O estilo de jogo de Maresca é baseado na posse de bola, com a construção das jogadas demandando tempo e espaço. Nesse sentido, a participação dos jogadores defensivos para iniciar a construção e garantir a manutenção e progressão da posse de bola é central. Nesse sentido, Tosin terá mais a bola aos seus pés, o que deve favorecer o aumento do seu número de passes tentados. O mesmo vale para seu aproveitamento de passes, que não é ruim, porém, em um time melhor estruturado taticamente, que é o que se espera que acontecerá com os Blues, deve ser favorecido.
Tosin Adarabioyo
Adarabioyo ainda se torna uma fonta de experiência importante no jovem plantel dos Blues, especialmente na Premier League. Foto – Reprodução/CFC Pics/X

O defensor disse algumas palavras sobre sua chegada ao clube, ressaltando reconhecer os Blues como um grande clube no futebol mundial: “Se você não pode vencê-los se junte a eles! O Chelsea sempre teve a reputação do melhor da classe, então eu sei o que o clube espera de si“.

Já os homens responsáveis pela contratação de Adarabioyo, os diretores esportivos Paul Winstanley e Laurence Stewart, aproveitaram para destacar as qualidades da nova contratação: “Estamos felizes em trazer Tosin para o Chelsea. Ao longo de sua carreira, ele demonstrou sua maturidade e qualidade defensiva, bem como conquistou uma boa experiência na Premier League nos últimos anos“.

A jornada de Tosin pelo Chelsea começará oficalmente no dia 1° de julho, que marcará o retorno dos jogadores não convocados para compromissos com suas seleções nacionais para os trabalhos de pré-temporada no centro de treinamentos de Cobham.

você pode gostar também