Data Fifa para o Santos: mais tempo para melhorar ou piorar?

Semana livre para treinos pode favorecer o Peixe a acertar a casa e dar a volta por cima no Brasileirão

A Data Fifa é um período em que os campeonatos são paralisados, para que os clubes possam ceder seus jogadores convocados às seleções nacionais, para atender seus compromissos. A Data Fifa foi criada para que se tornasse obrigatório os clubes aceitarem liberar seus atletas convocados, já que antes disso, muitos times não costumavam abrir mão.

Tudo isso ocorre, também, para evitar que os times sejam prejudicados com desfalques em jogos importante, mas isso só ocorre na teoria, pois na prática, o atleta convocado retorna ao clube um dia antes de uma partida, e um dia depois de ter entrado em campo pela sua seleção, ou seja, chega sem condições de jogo.

Entretanto, alguns clubes são ‘beneficiados’ pela Data Fifa, pois o período de 1 semana (geralmente) livre pode vir em boa hora para aqueles times que estão em uma sequência ruim, precisando dar uma respirada e acertar as coisas internamente, como é o caso do Santos.

Imagina-se que o Peixe recebe uma semana inteira – que é o sonho de qualquer treinador, tendo em vista o calendário apertado do Brasil – para treinar e amadurecer ideias e táticas de jogo, que não seriam possíveis no meio do calendário corrido dos clubes brasileiros.

Ou pode servir, até mesmo, para simplesmente esfriar uma crise interna obtida a partir de resultados ruins, como o caso do Botafogo. A Data Fifa vem em boa hora para esses times, inclusive o Santos, que precisa apaziguar o clima dentro do elenco, depois de um péssimo resultado contra o América-MG, onde deixou 3 pontos preciosos para trás.

O que fazer nessa semana livre?

Data Fifa
Elenco do Santos durante a Data Fifa – Foto: Raul Baretta

Cada clube estabeleceu, individualmente, sua programação para a Data Fifa, até porque cada um vive objetivos e momentos diferentes. No caso do Santos, retomaram os trabalhos no dia seguinte à derrota preocupante contra o lanterna América-MG, no último domingo (03), e receberam a folga apenas na terça-feira (05).

O técnico Diego Aguirre e sua comissão técnica, com aval do departamento médico, acharam melhor os jogadores se apresentarem na própria segunda (04), para que não passasse muito tempo após a derrota, e pudessem corrigir erros básicos imediatamente. Além disso, na quarta (06) e na sexta (08), Aguirre fez questão que seus atletas trabalhassem em dois turnos.

Outro fator importante, é o teste de elenco. O Santos teve a chegada de 9 reforços nesse segundo semestre – muitos deles com status de titular – e ainda não se sabe ao certo quem jogará e como. São esses 9 jogadores: os estrangeiros Maxi Silvera, Alfredo Morelos, Julio Furch, e Tomás Rincón; o zagueiro João Basso; o meia Nonato; o volante Jean Lucas; e os laterais Dodô e Junior Caiçara.

Com tantos jogadores novos no elenco, é necessário um tempo para entrosamento, e essa semana livre tende a fornecer isso. Além disso, muitos jogadores vieram com o ‘status’ de titular, como o Alfredo Morelos, mas o Diego Aguirre parece estar sendo cauteloso e estudando a melhor forma desse atacante encaixar no time, principalmente com o Marcos Leonardo jogando a bola que está jogando. Os que não vieram para ser titular, estão brigando fortemente por vaga no time, como por exemplo o atacante Julio Furch, que tem substituído o Marcos Leonardo, e atuado bem.

Confira imagens do Peixão no treino desta quinta-feira (07):

 

Recuperado de lesão, Soteldo, e seu conterrâneo Tomás Rincón, estão ausentes do clube nessa Data Fifa por estarem na Seleção Venezuelana e, muito provavelmente, irão desfalcar o Santos – no caso, o Soteldo está suspenso por ter levado um cartão vermelho na última partida – no próximo jogo contra o Cruzeiro, dia 14, já que tem Venezuela x Paraguai na terça-feira (12).

Como foi a última Data Fifa do Santos?

Data Fifa
Odair Hellmann foi demitido após derrota para o Corinthians – Foto: Raul Baretta/Santos FC

A última Data Fifa ocorreu em junho de 2022, onde o Santos vivia uma situação bastante conturbada, com 8 jogos sem vencer, e recebeu uma semana livre para se preparar para o clássico contra o Corinthians. Tudo indicava que o Peixe iria mostrar uma evolução e demonstrar um bom resultado, porém, aconteceu o oposto: o time foi mais do mesmo.

A derrota em casa para o maior rival, gerou a demissão do técnico Odair Hellmann e aumentou mais ainda a revolta da torcida com os jogadores e o clube, que depredaram o Estádio da Vila Belmiro, resultado numa punição de 4 jogos sem receber a sua torcida em casa.

Desta vez, a partida será novamente na Vila Belmiro, mas o técnico vigente, Diego Aguirre, não corre riscos de cair do cargo. Entretanto, as chances de um derrota para o Cruzeiro ser o estopim da torcida com os jogadores, é real.

Cruzeiro, próximo adversário do Santos

Já o elenco do Cruzeiro, próximo adversário do Santos na quinta-feira (14), às 19h, na Vila Belmiro, recebeu folgas para segunda (04), terça (05) e domingo (10). Para o adversário do Peixe, a situação não é tão grave, tanto que foi possível encaixar 3 folgas na semana. A Raposa, que vem de um empate em casa contra o RB Bragantino, precisava dessa Data Fifa para ir atrás de um novo técnico, após o Pepa ter sido demitido, e anunciou Zé Ricardo como novo treinador, nesta terça.

Lesão do Alex Nascimento

Data Fifa
Alex Nascimento irá desfalcar o Santos por tempo indeterminado – Foto: Ivan Storti/Santos FC

O Santos notificou nesta quinta-feira (07), por meio de suas redes sociais, que o atleta Alex Nascimento sofreu uma fratura no tornozelo direito durante o treinamento e será necessário intervenção cirúrgica, que vai ser realizada ainda hoje, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O clube desejou melhoras ao jogador, mas não informou a estimativa do tempo de recuperação.

Será mais uma peça importante que o Aguirre vem usando, e terá que se readaptar nessa Data Fifa com outra opções que tem, como por exemplo a nova contratação, o zagueiro João Basso.

você pode gostar também