Irreconhecível, Manchester City perde para o Aston Villa por 1 a 0

Citizens chegam a quatro jogos sem vitória; Villans ocupam agora a 3ª posição e confirmam boa fase

Em confronto válido pela 15ª rodada da Premier League, um irreconhecível e acuado Manchester City foi derrotado por 1 a 0 pelo Aston Villa no Villa Park, em Birmingham, com gol de Leon Bailey. Com o resultado o Aston Villa assumiu a terceira posição com 32 pontos, enquanto o Manchester City estaciona nos 30 pontos e cai para a quarta posição. A partida também marcou a primeira vitória de Unai Emery sobre Pep Guardiola na carreira.

Primeiro Tempo

Manchester City
Erling Haaland parou duas vezes em ‘Dibu’ Martinez. Foto: Reprodução/Manchester City

 

O jogo começou com muita pressão do Aston Villa, diminuindo os espaços do Manchester City na saída de jogo e conseguindo forçar erros da equipe de Pep Guardiola. Logo aos cinco minutos, Digne achou Bailey livre no lado direito, o ponta avançou e conseguiu uma boa finalização para defesa de Ederson, que mandou para escanteio. Na cobrança, a bola sobrou para Pau Torres que bateu com estilo para uma excelente defesa de mão trocada de Ederson.o

O City conseguiu achar o espaço na pressão do Villa aos 10 minutos, Foden lançou nas costas da zaga para Haaland ganhar na velocidade e parar em ‘Dibu’ Martínez. No rebote, Bernardo cruzou para o norueguês que novamente parou no goleiro argentino, tirando em cima da linha a cabeçada.

Após as duas chances do City o jogo deu uma esfriada, os goleiros só voltaram a trabalhar aos 21 minutos, Bailey recebeu no meio com tempo para pensar e arriscou de fora da área para mais uma defesa do Ederson, que jogou para escanteio.

O restante do primeiro tempo foi como o jogo começou: pressão do Aston Villa e o Manchester City com dificuldade de construir jogadas e de se defender. Chutes de Douglas Luiz, McGinn e Watkins passaram longe do gol, porém demonstrava quem tinha mais o controle da partida. O Villa até chegou a balançar as redes aos 45 minutos em uma cabeçada do Douglas Luiz, mas a bola já tinha saído antes do cruzamento do Digne e foi anulado. O Aston terminou com 13 chutes no primeiro tempo, contra apenas dois do City.

Segundo Tempo

Aston Villa x Manchester City
Bailey comemora o gol que deu a vitória do Aston Villa. Foto: Reprodução/The Independent UK

 

Se a pressão foi a cara do primeiro tempo, o segundo começou mais equilibrado. O Manchester City conseguiu equilibrar um pouco mais as ações mas sem conseguir finalizar. Nos primeiros 10 minutos nenhum dos times conseguiu chutar a gol.

Aos poucos a chave da partida foi voltando ao que era no primeiro tempo, com controle total do Aston Villa. O City se viu como poucas vezes na era Pep Guardiola: acuado, sem posse de bola e sem levar nenhum perigo. Os donos da casa rondavam a área dos Citizens e eram inflamados pela sua torcida.

O técnico catalão até tentou mudar a cara do City para reviver o time, porém a partida era do Aston Villa. Aos 19 minutos, Bailey recebeu na meia direita, girou rápido em cima do Gvardiol e acelerou pelo meio. Sozinho, conseguiu limpar a jogada e bater cruzado, a bola desviou em Rúben Dias e tirou as chances do Ederson: 1 a 0 e festa no Villa Park.

Mesmo após o gol o Aston Villa manteve a pressão e colocando o Manchester City contra a parede. Aos 26, mais um chute desviado do Bailey que ia sobrando livre pro Douglas Luiz, mas Ederson saiu nos pés do brasileiro e evitou o segundo gol.

Apenas aos 35 veio o primeiro chute do City na segunda etapa, em uma cobrança de falta de Matheus Nunes, que era mais um cruzamento, a bola teve um leve desviou em Douglas Luiz mas ‘Dibu’ Martinez estava bem posicionado e segurou a bola.

Aos 41 o Villa voltou a assustar o City, Douglas Luiz, sempre ele, ficou livre na entrada da área e com tempo ajeitou o corpo e bateu colocado para a bola caprichosamente beijar a trave direita dos Citizens.

Ao fim da partida festa dos torcedores do Aston Villa que veem o time agora ocupar a terceira posição na Premier League e quem sabe sonhar com a liderança. Para o Manchester City, esse foi o quarto jogo seguido sem vitória (3 empates e 1 derrota), apenas a segunda vez na era Pep que isso acontece com os Citizens. Também é o quarto jogo seguido que, sem a presença de Rodri, o City não consegue fazer uma boa atuação. O volante espanhol esteve fora por quatro jogos e nos quatro os Citizens saíram derrotados.

Melhor da Partida

Autor do gol, o jamaicano Leon Bailey foi eleito o craque da partida. Durante os 85 minutos que esteve em campo, o ponta infernizou a vida de Gvardiol e foi uma das principais válvulas de ataque do Aston Villa no jogo.

Próximos Compromissos de Aston Villa e Manchester City

O Aston Villa agora foca sua atenção para o sábado (09) quando enfrenta o Arsenal, líder do campeonato, no Villa Park. Já o Manchester City vai buscar a recuperação fora de casa contra o Luton Town, 17º colocado, no estádio Kenilworth Road em Luton.

você pode gostar também