Firmino salva e Liverpool empata com Aston Villa

Atacante brasileiro entra no segundo tempo e arranca um empate pros Reds no seu último jogo em Anfield

O Liverpool entrou em Anfield pela última vez na temporada neste sábado, 20, e ficou no empate. Na última partida em Anfield de Firmino e Milner, o brasileiro marcou no fim do jogo e evitou a derrota dos Reds em casa. O resultado manteve o Liverpool na quinta posição, com 66 pontos e chance quase inexistentes de se classificar pra Champions League. O Aston Villa chegou aos 58 pontos, no sétimo lugar, e ainda briga pela vaga na próxima Conference League.

Escalações

Pra última partida em casa, Klopp manteve o mesmo estilo de jogo. Defensivamente, o Liverpool se fechava no 4-3-3, com Gakpo centralizado e Salah e Diaz pelas pontas, com muita pressão na saída de bola adversária, mas na fase ofensiva, o time se transformava no 3-2-5, com Robertson se juntando à dupla de zaga na primeira linha e Arnold centralizando com Fabinho pra fazer a saída de bola. Henderson e Jones se aproximavam da linha de frente dos Reds.

 

Unai Emery escalou uma formação básica, mas bastante sólida. No 4-4-2, Kamara e Douglas Luiz tentavam evitar a criação de jogadas no centro do campo, enquanto Bailey e Ramsey fechavam as alas do campo, deixando Watkins e McGinn mais à frente. Com a bola, o time apostava nas transições rápidas, puxadas principalmente por Bailey.

Primeiro tempo

Na primeira grande chance do jogo, McGinn lançou Watkins em profundidade e o atacante só foi parado depois do pênalti de Konaté, aos 20 minutos. Watkins cobrou pra fora e o placar continuou zerado. Aos 26 minutos, o Villa ensaiou uma pressão e a bola sobrou em Douglas Luiz, que deu um belo cruzamento pra Ramsey abrir o placar. O atacante apareceu livre às costas da zaga na segunda trave.

Aos 38, o Aston Villa quase ampliou em jogada ensaiada. Douglas Luiz não cruzou a bola na área, na falta na intermediária e optou por dar um passe pra Ramsey, que passava pela direita em velocidade. A sorte do time da casa foi que Alisson percebeu a movimentação do atacante e fechou bem o ângulo no chute do camisa 41. No minuto seguinte, Diaz deu a primeira finalização com mais perigo dos Reds, mas a cabeçada do colombiano passou à esquerda do gol de Martinez.

 

Segundo tempo

Aos sete minutos, o Villa chegou pra tentar ampliar, mas o chute de McGinn, da meia-lua, parou em defesa de Alisson. Com nove minutos, o Liverpool chegou ao empate com Gakpo, mas a arbitragem encontrou um impedimento no início da jogada de Van Dijk. Aos 27, Firmino tabelo com Gakpo, que encontrou Arnold na entrada da área, mas o chute do lateral foi no meio do gol.

Imagem

 

Aos 44 minutos, Firmino deixou sua última marca em Anfield. Salah recebeu pela direita e cruzou de trivela pro camisa nove empatar o jogo se jogando na bola. O gol de Firmino incendiou o time. Gakpo arriscou de longe aos 46 e obrigou boa defesa de Martinez. Elliott teve boa chance aos 49 depois de escanteio, mas a finalização saiu fraca.

 

Análise

O jogo já tinha um tom emocionante por conta das despedidas de Firmino e Milner e ficou mais ainda quando o brasileiro marcou seu último gol em Anfield com a camisa vermelha. O resultado e o desempenho foram bem ruins e a classificação pra Champions é quase impossível, mas valeu por ver dois jogadores, que fizeram história em Anfield, se despedirem de uma forma digna na frente da torcida. Provavelmente, o último jogo contra o pior time do campeonato vai ser só pra cumprir tabela e o Liverpool já pensa na próxima temporada.

Próximos compromissos

O Liverpool encerra a sua temporada no próximo domingo, 28, contra o Southampton, fora de casa, e o Aston Villa vai ter sua despedida em casa contra o Brighton, no mesmo dia.

 

você pode gostar também