Em jogo de sete gols, Chelsea bate o Brighton na abertura da PL Summer Series

Nico Jackson e João Pedro saíram do banco para mudar a cara do jogo

Na noite deste sábado, Chelsea e Brighton se enfrentaram no Lincoln Financial Field e deram início à Premier League Summer Series, torneio de pré-temporada organizado pela Premier League. Durante o primeiro tempo os dois lados demonstraram muito do que podem trazer para a temporada, mas foi na etapa complementar que os espectadores e torcedores puderam ver a ação – e a eventual vitória do clube londrino.

Escalações

Mauricio Pochettino manteve a formação que utilizou no último amistoso, disputado com o Wrexham, mas promoveu algumas alterações em relação ao time que iniciou o jogo naquela ocasião. Kepa, Thiago Silva, Levi Colwill (que passou a temporada 22/23 emprestado ao Brighton), Ben Chiwell, Conor Gallagher, Raheem Sterling e Christopher Nkunku foram as novidades no XI inicial.

Image
XI inicial dos Blues. Foto – Chelsea FC/Twitter

 

Roberto De Zerbi escalou o Brighton no mesmo esquema dos adversários, tendo como base do time inicial jogadores que atuaram sob seu comando na última temporada. O destaque do time titular dos Seagulls foi Mahmoud Dahoud, que fez sua estreia pelo clube inglês.

Chelsea v Albion team graphic...Steele, Gross, van Hecke, Webster, March, Dahoud, Gilmour, Hinshelwood, Mitoma, Lallana, Welbeck. Subs: Verbruggen, Pedro, Alzate, Enciso, Undav, Adingra, Ayari, Ferguson, Veltman, Weir, Samuels, Peupion, Baker-Boaitey. Come on Albion!
Escalação do Brighton. Foto – Brighton & Hove Albion

Primeiro tempo

Dahoud, um dos estreantes da noite, disputa a bola com Chiwell. Foto – Adam Hunger/Getty Images

 

O Chelsea começou o jogo em cima, controlando as ações. Mas, ainda nos minutos iniciais, o Brighton equilibrou o jogo, que ficou acelerado, com ambos os lados buscando o gol. Logo, aos 12 minutos, o placar foi aberto. Em cobrança ensaiada de escanteio, Gilmour fez um grande passe para Mitoma, que escorou para dentro da área onde estava Welbeck que, por sua vez, pegou de primeira e mandou uma bomba, sem condições de defesa para Kepa.

Os Blues não sentiram o gol e aumentaram o ímpeto após se verem em desvantagem no placar. Assim, seis minutos depois do gol do Brighton, o Chelsea deixou tudo igual. Em boa descids pela esquerda, Carney Chukwuemeka que quebrou a marcação dos Seagulls no início da jogada, apareceu na área para finalizar. Seu chute, no entanto, foi bloqueado, mas virou uma assistência para Nkunku, que colocou a bola no fundo da rede.

Com tudo igual no placar, o jogo retomou um certo equilíbrio. O time de De Zerbi conseguiu mais chegadas, porém, não teve sucesso em retomar a liderança. Os Blues, por sua vez, tiveram certo sucesso em quebrar a marcação alta do Brighton e chegar ao campo de ataque, contudo, o último passe não encaixou em grande parte, acabando com os ataques. Assim, os 45 minutos iniciais terminaram com o empate em 1 a 1 no placar.

Segundo tempo

Levi Colwill e João Pedro travaram bons duelos enquanto dividiram o campo. Foto – Adam Hunger/Getty Images

 

Ambos os times voltaram do intervalo com mudanças, assim com outras foram realizadas ao longo da etapa complementar. Desse modo, os 45 minutos finais foram quase uma partida diferente, com dois jogadores saindo do banco de seus respectivos times para mudar o jogo: Nico Jackson, do lado do Chelsea, e o brasileiro João Pedro, pelo lado do Brighton.

Além dos dois atacantes, o zagueiro van Hecke dos Seagulls também foi protagonista. O jogo mantinha o ritmo do fim da primeira etapa, disputado, porém, com os dois lados tendo sua chance, até que o defensor do Brighton levou dois cartões amarelos em três minutos e foi expulso do amistoso aos 15 minutos.

Com a superioridade numérica e oxigenado pelas mudanças, o time de Pochettino buscou a virada – e conseguiu. Aos 20 minutos, Jackson e Mudryk tabelaram bem antes do ucraniano acertar um grande chute para marcar seu primeiro gol pelo clube e colocar os Blues na frente do placar. Sete minutos depois, Casadei conseguiu uma boa escapada pela direita antes de finalizar, a sobra parou em Jackson, que deu mais uma assistência, desta vez, para Gallagher que passava livre pelo meio.

Aos 31, Jackson apareceu de novo, tendo a oportunidade de marcar: o atacante passou por entre os marcadores do Brighton e recebeu um belo passe em profundidade de Cucurella, livre, não foi muito difícil colocar a bola no fundo da rede.

No entanto, três minutos depois do quarto gol dos Blues, João Pedro sofreu um pênalti cometido por Colwill e deu sobrevida ao Brighton. O brasileiro chamou a responsabilidade, cobrou e converteu a penalidade, marcando o segundo gol do time do litoral sul da Inglaterra no jogo.

No último minuto do tempo regulamentar, João Pedro apareceu de novo em uma grande jogada individual que desorganizou o lado direito da defesa adversária. O camisa 9 do Brighton em Atlanta, então, tocou para Undav, que finalizou livre para marcar mais um e dar esperanças de um eventual empate. No entanto, mesmo com seis minutos de acréscimos, o placar permaneceu em 4 a 3 para o Chelsea, que conseguiu sua segunda vitória nesta pré-temporada.

Próximos compromissos

Na próxima rodada da Premier League Summer Series, o Chelsea enfrenta o Newcastle enquanto o Brighton tem um confronto com o Brentford. Os dois jogos serão disputados na quarta-feira (26), com os Seagulls entrando em campo às 18h30 (horário de Brasília) e os Blues às 21h15 (horário de Brasília). Ambos os jogos, mais ainda, serão disputados no mesmo local: o Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta.

você pode gostar também