Thomas Tuchel além das vitórias e títulos

Após a saída do ídolo e ex-técnico do Chelsea Frank Lampard, Thomas Tuchel chegou cercado de expectativas mas com dúvidas na mesma medida. Um time em baixa e que era cobrado para que fosse competitivo devido os gastos com reforços e um vestiário fragilizado, foram essas as condições na chegada de Thomas Tuchel.

O impacto do técnico alemão na equipe foi imediato, o time passou a desempenhar bem e alguns nomes outrora afastados passaram a ter chances sob o comando de Tuchel. Ao decorrer da sua passagem as coisas foram evoluindo e culminou na conquista da UEFA Champions League.

Se antes sob o comando de Lampard o Chelsea era um time de potencial mas que não saia da expectativa, com Tuchel a equipe passou a ser uma fortaleza defensiva e acima de tudo um conjunto que conseguia competir nas grandes noites europeias.

O impacto além dos títulos

É óbvio que a régua que a maioria das pessoas usam para avaliar o trabalho de um técnico de futebol são as vitórias e consequentemente as conquistas do treinador em questão, entretanto para além dos títulos (UEFA Champions League e Supercopa da UEFA) o trabalho de Thomas Tuchel tem outro ponto muito importante a ser elogiado: A maneira como o técnico recuperou peças que estavam em baixa.

Antonio Rudiger, Jorginho, Marcos Alonso e Andreas Christensen são alguns dos exemplos se o recorte for apenas a temporada de chegada de Tuchel. Jorginho talvez seja um dos mais expressivos feitos de Thomas Tuchel, já que o ítalo-brasileiro amargava a reserva com Frank Lampard e após a chegada do técnico alemão passou a ser peça chave no esquema do Chelsea.

Rudiger e Christensen eram atletas altamente rejeitados por boa parte da torcida, mas que após a chegada de Tuchel tem desempenhado no mais alto nível semana após semana, seja no Chelsea ou em suas respectivas seleções.

Ruben Loftus-Cheek e a segunda oportunidade

Se em 2020/21 Tuchel recuperou atletas super desacreditados, na temporada 2021/21 um caso chama bastante atenção, o do meia Ruben Loftus-Cheek. O jovem que vinha rodando por empréstimo desde a lesão grave que sofreu 2019 quando o Chelsea ainda era comandado por Maurizio Sarri, voltou ao elenco na atual temporada e nos últimos jogos tem impressionado em uma nova função.

Formado nas categorias de base do Chelsea, Loftus-Cheek sempre foi cercado de boas expectativas pela torcida do Chelsea, mas o pós-lesão esfriou e muito os ânimos dos adeptos dos Blues com relação a presença do meia no elenco, e foi ai que Tuchel deu mais uma cartada e surpreendeu a uma boa parte da torcida do Chelsea.

Atuando em uma nova função como um volante, Loftus-Cheek tem desempenhado bom futebol nas últimas partidas onde teve oportunidade, ainda carecendo claro de evolução em alguns aspectos mas deixando claro que será peça útil na temporada, já que o Chelsea terá tantos jogos pela frente e necessitará rodar suas peças do elenco.

 

você pode gostar também