Guia do Brasileirão 2023

O Brasileirão teve início no último fim de semana, e trazemos o guia com tudo que você precisa saber sobre os 20 clubes na disputa. Confira:

No último fim de semana, o Campeonato Brasileiro de 2023 teve início com jogos empolgantes e a promessa de muito mais. A disputa está em aberto, mas os candidatos ao título, Libertadores e rebaixamento já estão sendo postos à prova. Com o retorno de três grandes, o torneio está equilibrado, e o Na Beira produziu um guia com tudo que você precisa saber sobre os 20 clubes na competição.

América-MG

Foto: Mourão Panda/América

O clube possui inteligente planejamento, finanças em dia e uma equipe muito bem treinada. O técnico Vagner Mancini conseguiu melhorar o nível técnico de seu elenco, e o resultado já está aí. O Coelho até foi vice-campeão estadual, mas estreou igual um foguete na Copa do Brasil e na Sul-Americana (pergunte ao Penarol!).

Destacam-se o seguro sistema defensivo, o meio de campo comandado pelo polivalente Juninho e o decisivo Benítez, e um ataque capitaneado pelo forte Aloísio “boi bandido”. A expectativa é de um bom ano, em que o América lute pela classificação à Libertadores de 2024.

Time base: Cavichioli, Arthur, Eder, Iago Maidana e Nicolas; Juninho, Alê e Benítez; Felipe Azevedo, Matheusinho e Aloísio.

Técnico: Vagner Mancini
Artilheiro: Wellington Paulista (6 gols)
Destaque: Juninho
Fique de Olho: Adyson

Athletico

Brasileirão Athletico
Foto: Gustavo Oliveira/Athletico

Apesar do inesperado tropeço para o CRB, pela Copa do Brasil, o Athletico vem sobrando nesta temporada e mostra que, mais uma vez, estará na disputa por títulos importantes. Paulo Turra, que era auxiliar de Felipão, comandou o time no título paranaense invicto.

O poderoso ataque é comandado pelo centroavante Pablo, que se recuperou da péssima passagem pelo São Paulo e é o artilheiro do Furacão este ano. David Terans é o destaque, e a juventude de promessas como Khellven e Vitor Roque também é um fator importante da equipe.

Time base: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Pedrinho; Fernandinho, Erick, Vitor Bueno e David Terans; Canobbio e Pablo.

Treinador: Paulo Turra
Artilheiro: Pablo (9 gols)
Destaque: David Terans
Fique de olho: Vitor Roque

Atlético-MG

Foto: Flickr/Atlético-MG

Com a vaga garantida na fase de grupos da Copa Libertadores e com vantagem no duelo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, o Atlético-MG se prepara para sua estreia no Campeonato Brasileiro de 2023, e busca o tricampeonato nacional com um poderoso time e um elenco curto, que tem sido bastante criticado pelo comandante e pelo diretor de futebol.

Mesmo com algumas necessidades na equipe, o time de Eduardo Coudet conta com apenas duas derrotas na temporada, e já demonstrou grandes atuações, como nos duelos em casa pela Copa Libertadores, diante o Millionários da Colombia e o Carabobo da Venezuela, pela fase preliminar do campeonato. Com a conquista do tetracampeonato estadual consecutivo, o clube mineiro já inicia sua jornada no campeonato nacional contra o Vasco em casa, no próximo sábado (14).

O time vem com alguns nomes de peso, como o atacante Hulk, que lidera o time em campo e é o líder de gols na temporada, com 14, além é claro de Matías Zaracho no meio campo e Guilherme Arana na lateral-esquerda, que se lesionou em setembro do ano passado e pode retornar ao time já nesse mês de abril. Além deles, fechando a espinha dorsal da equipe, temos o goleiro Everson, líder do time e ídolo da equipe alvinegra, que tem feito grandes campanhas nos últimos anos fechando o gol.

Além dos experientes nomes, alguns novatos já chegaram mostrando a que veio. É o caso do zagueiro uruguaio Maurício Lemos, que dominou a posição e hoje é peça fundamental e titular absoluto, junto ao atacante Paulinho, que já tem 6 gols pelo Galo e tem se destacado no ataque ao lado de Hulk.

Time base: Everson, Saravia, Fuch e Lemos, Dodô, Otávio, Zaracho, Pedrinho e Patrick (Pavón), Hulk e Paulinho.

Treinador: Eduardo Coudet
Artilheiro: Hulk (14 gols)
Destaque: Zaracho
Fique de olho: Isaac e Cadu

Bahia

Brasileirão Bahia
Foto: Felipe Oliveira/Bahia

Vendido para o Grupo City, o Bahia investiu alto para 2023 e quer surpreender no retorno à Série A, mas a temporada foi irregular até aqui. O Tricolor tem mérito pela conquista do Campeonato Baiano, mas a péssima campanha na Copa do Nordeste chamou a atenção. A equipe atingiu R$ 70 milhões em contratações e focou em jovens jogadores com potencial, mas o elenco ainda precisa de reforços em alguns setores, para não correr riscos de rebaixamento.

O atacante Biel, comprado junto ao Fluminense, se tornou um dos principais jogadores da equipe e participa de muitos gols. O ataque é equilibrado, mas a defesa deixa a desejar, com algumas falhas da zaga e do goleiro Marcos Felipe. Comandado pelo português Renato Paiva, o time trouxe Thaciano (Grêmio) e Ademir (Atlético-MG) como esperanças para uma melhora nas atuações.

Time base: Marcos Felipe; Gabriel Xavier, Kanu e Rezende; Jacaré, Acevedo, Yago, Daniel e Chávez; Biel e Everaldo.

Treinador: Renato Paiva
Artilheiro: Everaldo (10 gols)
Destaque: Biel
Fique de olho: Ademir

Botafogo

Botafogo
Foto: Vitor Silva/Botafogo

Após um primeiro ano de SAF sem sustos, o Botafogo colocou uma vaga na Libertadores como objetivo para 2023. Porém, irregular sob o comando de Luís Castro, a equipe passou sufoco no Estadual e não empolga o torcedor. O elenco é interessante e foi reforçado, mas na prática, precisa render muito mais para ficar na parte de cima da tabela.

O goleiro Lucas Perri, reserva do ainda lesionado Gatito, é uma grata surpresa. Victor Cuesta e Adryelson formam dupla de zaga imponente, enquanto Eduardo e Tiquinho se destacam no ataque. Com oito jogos de invencibilidade, a impressão é de que o pior já passou, mas precisa mostrar mais se quiser almejar títulos.

Time base: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Lucas Fernandes e Eduardo; Gustavo Sauer, Luís Henrique e Tiquinho Soares.

Treinador: Luís Castro
Artilheiro: Tiquinho Soares (9 gols)
Destaque: Victor Cuesta
Fique de olho: Lucas Perri

Corinthians

Brasileirão Corinthians
Foto: Rodrigo Coca

Após um começo de ano conturbado, com um desempenho abaixo do esperado pela torcida no Paulistão, quando perdeu para o Ituano nas quartas de final da competição, o Corinthians precisará encarar a ausência de um dos seus principais jogadores, Renato Augusto, lesionado durante a vitória da equipe na estreia da Libertadores contra o Liverpool-URU, para tentar continuar a convencer a torcida e manter bons resultados.

A lesão de Renato, no menisco do joelho direito, deixará o meia até dois meses fora dos gramados. Para superar a “Renatodependência” , que o time criou em campo, Maycon, Adson ou Matheus Araújo estão disponíveis para substituir o craque corintiano no começo do Brasileirão. O treinador Fernando Lázaro já iniciará a competição com a responsabilidade de mudar o esquema tático ou tentar um jogador que faça a mesma função do camisa 8 do Timão.

No entanto, a equipe paulista também conta com bons reforços para a temporada. O centroavante Yuri Alberto, que foi destaque da equipe em 2022, foi contratado em definitivo após empréstimo do Zenit, da Rússia, o volante Maycon, que teve o seu empréstimo estendido pelo Shakhtar Donestsk, até o fim desta temporada, além do lateral-esquerdo Matheus Bidu e o atacante Ángel Romero, que também acertaram com o Timão.

Outra aposta do Corinthians para a temporada é o atacante Pedro. O jogador de 17 anos, mesmo ainda sendo reserva, é visto pelo clube como uma peça fundamental para elevar o nível do ataque do time na temporada. O jogador foi um dos destaques do título sul-americano da Seleção Brasileira Sub-20 esse ano, e recentemente, recebeu aumento salarial e prorrogou seu contrato com o Timão até 2026 e multa rescisória de 120 milhões de euros (R$ 660 milhões na cotação atual).

Time base: Cássio, Fagner, Bruno Méndes, Gil e Fábio Santos; Roni, Fausto Vera, Giuliano, Maycon, Róger guedes e Yuri Alberto.

Treinador: Fernando Lazaro
Artilheiro: Roger guedes (11 gols)
Destaque: Yuri Alberto
Fique de olho: Pedro

Coritiba

Foto: Divulgação/Coritiba

Com um ano atípico, o Coritiba entra no Campeonato Brasileiro pensando em algo mais do que apenas brigar pelo rebaixamento. A proposta de modernização de escudo aliada a idealização da SAF e a contratação de jogadores por valores altos, faz o alviverde paranaense ter um pouco mais de ambição nessa temporada. Pese a ambição, o começo de trabalho do português António Oliveira é ruim e vem sofrendo muitas críticas devido ao fraco desempenho contra adversários mais fracos (vida a eliminação precoce no campeonato estadual local).

O elenco que tem como referências o goleiro Gabriel Vasconcelos e o atacante Alef Manga conta com diversas caras novas e deve sofrer alterações ainda as vésperas do campeonato nacional, tendo em vista que o Coritiba segue especulando reforços (Jamerson do Guarani e Bruno Mezenga do Água Santa, são nomes ventilados até o momento).

Time base: Gabriel; Natanael, Kuscevic, Bruno Viana, Victor Luís; Andrey, Bruno Gomes, Liziero (Marcelino Moreno); Alef Manga, Kaio César e Rodrigo Pinho.

Treinador: António Oliveira
Artilheiro: Alef Manga (6 gols)
Destaque: Alef Manga
Fique de olho: Jamerson

Cruzeiro

Brasileirão Cruzeiro
Foto: Gilson Junio/AGIF

2023 será um ano de incertezas para o Cruzeiro. A Raposa está de volta a Série A, e terá que saber qual será a sua luta: permanecer na primeira divisão, ou brigar por vagas em torneios internacionais. O desempenho no estadual não foi bom, e o técnico Paulo Pezzolano deu vaga ao português Pepa. Muitos jogadores chegaram, outros saíram, e o grande desafio do novo comandante cruzeirense é formar um time competitivo.

Difícil afirmar qual será a posição final do Cruzeiro após as 38 rodadas da Série A. Alguns reforços vieram, mas a torcida celeste é o principal nome na briga para se manter na primeira divisão. Em ano de afirmação, Ronaldo Fenômeno busca consolidar o clube mineiro no cenário nacional, para pensar em voos maiores no futuro.

Time base: Rafael Cabral, William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard, Ramiro e Mateus Vital; Wesley, Bruno Rodrigues e Gilberto.

Técnico: Pepa
Artilheiro: Bruno Rodrigues (4 gols)
Destaque: Bruno Rodrigues
Fique de Olho: Kaiki Bruno

Cuiabá

Brasileirão Cuiabá
Foto: AssCom Dourado

O Cuiabá venceu o Estadual de maneira invicta, mas a diferença do nível técnico para o Brasileirão é enorme. A equipe foi bem no mercado e trouxe bons reforços, na medida do possível, mas foi eliminada na primeira fase da Copa do Brasil, então fica a dúvida se o elenco aguenta disputar a elite do futebol brasileiro, após se salvar por pouco no ano passado.

Com limitações, o Dourado trouxe seis reforços que vão estrear durante o Brasileirão, e quase tirou pontos do Palmeiras na primeira rodada. Apesar de polêmicas com a diretoria, o atacante Deyverson ainda é o principal nome do elenco, que busca garantir mais um ano sem nunca ter sido rebaixado.

Time base: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Patric Calmon; Filipe Augusto, Denilson e Ceppelini; Jonathan Cafú, Wellington Silva e Deyverson.

Treinador: Ivo Vieira
Artilheiro: Pitta (7 gols)
Destaque: Walter
Fique de olho: Deyverson

Flamengo

Foto: André Durão

Depois de conquistar o tetracampeonato da Copa do Brasil e o tricampeonato da Copa Libertadores, o Flamengo não vive seus melhores dias e tem um início de temporada complicado. A aposta em Vítor Pereira como treinador não deu certo e, após pouco mais de três meses no comando, o português foi demitido antes mesmo do início da campanha nas duas principais competições nacionais.

Ainda sem definir um novo nome para comandar o forte elenco Rubro-Negro, o Flamengo conta com Mário Jorge como interino na esperança de, enfim, tomar a decisão certa quanto ao nome que deve comandar o time, pelo menos, no restante desta temporada. Nesse sentido, apesar do início de 2023 complicado, as metas do clube carioca para este ano seguem as mesmas expectativas que vêm sendo projetadas nas últimas temporadas: no mínimo ficar com vice-campeonato da Série A e chegar às semifinais tanto da Copa do Brasil e com da Libertadores. Metas ousadas, sem dúvidas, mas com os nomes que o Fla tem no plantel, com todos (ou pelo menos a maioria) saudáveis, nada é impossível.

Retomando de onde parou na última temporada, Pedro já se estabeleceu como artilheiro isolado do Flamengo em 2023. Enquanto Gabriel Barbosa, seu parceiro de ataque, ainda está se encontrando dentro de campo. No setor de meio campo, o Rubro-Negro segue buscando um nome para realizar o papel tático tão bem desempenhado por João Gomes em 2022, de intensidade na marcação e na construção de jogadas rápidas. O Fla tem sentido muita falta dessa figura dentro de campo, assim como tem dificuldades em se organizar defensivamente.

No entanto, uma boa surpresa é Ayrton Lucas que segue em boa fase desde o fim das campanhas vitoriosas nas copas na última temporada. O lateral esquerdo não apenas aparece bem no ataque, tanto para colocar a bola no fundo ds rede como para assistir seus companheiros, como também se recupera bem defensivamente. Por fim, vale destacar mais um Garoto do Ninho que subiu ao profissional para ficar: Matheus Gonçalves. Aos 17 anos, o meia-atacante demonstra muita personalidade e chama a responsabilidade no terço ofensivo, criando boas chances, sobretudo em jogadas individuais, assim como entrega intensidade na marcação quando o Rubro-Negro está sem a posse.

Time base: Santos; Varela, David Luiz, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabriel e Pedro.

Treinador: Mário Jorge (interino)
Artilheiro: Pedro (15 gols)
Destaque: Ayrton Lucas
Fique de olho: Matheus Gonçalves

Fluminense

Brasileirão Fluminense
Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

Depois de vencer o Campeonato Carioca, o Fluminense chega em alta para a disputa do Brasileirão. Sob o comando do técnico Fernando Diniz, o time tem encantado os torcedores e garantido bons resultados nas competições.

A chegada de Marcelo, moleque de Xerém e ídolo do Real Madrid, aumentou a qualidade do elenco, mas que ainda sofre em algumas posições. Mesmo com a contratação de Keno, o ataque do Tricolor não tem um banco tão recheado. O principal reforço para a temporada foi a manutenção da base que deu tão certo nas mãos de Diniz: André, Ganso, Arias e Cano.

Apesar do foco ser a conquista da Libertadores, o Fluminense chega para brigar por todos os títulos: Copa do Brasil e Brasileirão. A aposta é novamente na junção juventude e experiência. A final do estadual serviu para mostrar que o Fluminense chega para a abertura da temporada nacional com grandes pretensões. A esperança da torcida é de que o “dinizismo” seja referendado através de conquistas em escala nacional.

Time base: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel, Marcelo; André, Alexsander (Martinelli), Ganso; Keno, Arias e Cano.

Treinador: Fernando Diniz
Artilheiro: Germán Cano (19 gols)
Destaque: Jhon Arias
Fique de olho: Marcelo e Alexsander

Fortaleza

Foto: Getty Images

Depois de se classificar pra duas Libertadores de forma consecutiva, o planejamento da diretoria comandada por Marcelo Paz é bem humilde. O mandatário traçou como meta uma vaga na Copa Sul-Americana, mas o time ganhou novas peças, o elenco cresceu em quantidade e qualidade e o Fortaleza tem boas chances de ficar novamente na parte de cima da tabela. O título estadual botou o Tricolor de volta aos trilhos depois de um início de ano com alguns obstáculos, e, além do Brasileirão, a expectativa na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana é muito boa.

Enquanto Martin Lucero marca gols jogo após jogo lá na frente, Caio Alexandre domina o meio de campo do time. Visão de jogo, intensidade e ótimo passe são características do volante Tricolor. Pochettino e Calebe foram outras duas ótimas aquisições do time este ano e o ponto de atenção é a defesa, já envelhecida e sem muitas opções. O jogador com mais potencial no elenco é o jovem volante Hércules, com sondagens dos principais clubes do país.

Time base: João Ricardo; Tinga, Benevenuto, Titi, Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Hércules, Pocchetino; Moisés, Thiago Galhardo (Calebe) e Martin Lucero.

Treinador: Juan Pablo Vojvoda
Artilheiro: Martin Lucero (12 gols)
Destaque: Caio Alexandre
Fique de olho: Hércules

Goiás

Brasileirão Goiás
Foto: Heber Gomes/AGIF

Após ser eliminado da Copa do Brasil e perder o título goiano para o rival Atlético-GO, o Goiás chega para o Brasileirão com mais problemas do que soluções. Surpresa na temporada passada, a equipe sofre com a perda de Pedro Raul, que era seu principal jogador. Contra o Athletico, o Esmeraldino estreou sob o comando de um interino, já que o treinador Guto Ferreira foi demitido devido aos resultados ruins.

Mais uma vez, o goleiro Tadeu é o principal nome do elenco do Goiás, sendo ídolo e fator importante de segurança da equipe. O Verdão fez uma série de contratações para 2023, mas poucos nomes se destacaram, e o time deve brigar contra o rebaixamento.

Time base: Tadeu; Apodi, Halter, Bruno Melo e Sander; Zé Ricardo, Morelli e Diego; Vinícius, Nicolas e Diego Gonçalves.

Treinador: Emerson Ávila
Artilheiro: Nicolas (8 gols)
Destaque: Tadeu
Fique de olho: Deyverson

Grêmio

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Após voltar pra Série A depois de um vice campeonato na Série B de 2021, o Grêmio chega com a meta de fazer um Brasileirão honesto e mira a vaga na Sul-americana. Mesmo depois do título gaúcho, o time não está completo e tem no Uruguaio Luis Suárez sua esperança de gols no ano. Além do atacante, Vina também chegou muito bem ao time.

Time base: Brenno, Fábio, Bruno Alves, Kannemann, Reinaldo, Carballo, Villasanti, Bittelo, Cristaldo, Vina e Suárez.

Técnico: Renato Gaúcho.
Artilheiro: Luis Suárez (11 gols)
Destaque: Luis Suárez
Fique de Olho: Vina

Internacional

Brasileirão Internacional
Foto: Ricardo Duarte/Internacional

O Internacional de 2023 é uma verdadeira incógnita. O Colorado manteve a base da boa campanha do ano passado e tem um time titular consolidado, mas ainda patina nos rasultados e foi eliminado do Campeonato Gaúcho para o Caxias. Além disso, o clube apresentou um futebol aquém do esperado nas estreias pela Copa do Brasil e Libertadores.

Nos números, o retrospecto é positivo, com apenas uma derrota este ano. O setor ofensivo é poderoso, com Pedro Henrique, Alan Patrick e Wanderson em alta, além do retorno do experiente Luiz Adriano. Ainda falta para se falar em títulos, mas o elenco tem muito potencial e merece destaque. Campanharo, Rômulo e Jean Dias são as novidades para o Brasileirão.

Time base: Keiller; Matheus Dias, Mercado, Vitão e Renê; Johnny, De Pena e Alan Patrick; Wanderson, Pedro Henrique e Luiz Adriano.

Palmeiras

Foto: Marcello Zambrana/AGIF

O atual campeão brasileiro chega com altas expectativas para a temporada de 2023 após já ter conquistado a Supercopa do Brasil e o Paulistão. Apesar do início com o pé esquerdo na Libertadores e do excesso de jogos, já que disputa todas as competições, o clube dá boas esperanças ao seu torcedor, principalmente com o possível crescimento de Endrick e a chegada de dois ótimos reforços em Artur e Richard Ríos.

O Palmeiras perdeu dois de seus principais jogadores da última temporada, Danilo e Gustavo Scarpa, que foram para o Nottingham Forest, mas conta com uma evolução de Gabriel Menino na posição, que já demonstrou crescer em momentos decisivos. O time precisa crescer coletivamente para manter uma boa campanha em um campeonato tão competitivo quanto o Brasileirão, por isso o técnico Abel Ferreira vai precisar novamente se mostrar capaz de administrar o elenco em um torneio de tiro longo.

Treinador: Abel Ferreira
Artilheiro: Rony (6 gols)
Destaque: Dudu
Fique de olho: Endrick

Red Bull Bragantino

Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino

Após demitir o técnico Maurício Barbieri depois de 2 temporadas, a equipe do Red Bull Bragantino vem para a temporada com o português Pedro Caixinha no comando da equipe. Com a filosofia do grupo Red Bull dominando as contratações do clube, o time do Massa Bruta tem como maioria reforços e jogadores no elenco com a média de idade entre 23 e 24 anos. Com um Campeonato Paulista decepcionante e uma eliminação precoce na Copa do Brasil, a equipe de Bragança Paulista busca um bom desempenho no Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana.

Com Alerrandro e Eduardo Sasha sendo as maiores referências de ataque da equipe, o time tem a criação de jogadas dos jovens Talisson, Sorriso, Bruninho e Nacho Laquintana. Para volantes a equipe conta com Jadsom, Matheus Fernandes e Eric Ramires para cuidarem do controle de jogo e na defesa Juninho Capixaba, lateral esquerdo ex-Fortaleza se destaca como contratação de maior impacto até o momento da equipe do Red Bull Bragantino.

Time base: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Natan, e Juninho Capixaba; Jadsom e Matheus Fernandes; Talisson, Nacho Laquintana e Bruninho; Alerrandro.

Treinador: Pedro Caixinha
Artilheiro: Alerrandro (7 gols)
Destaque: Juninho Capixaba
Fique de olho: Bruninho

Santos

Brasileirão Santos
Foto: Raul Baretta/Santos FC

Eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista, não ganhou de nenhum time da Série A em 2023, dificuldades financeiras e uma pressão de sete anos sem títulos. Este é o time do Santos no início do Campeonato Brasileiro de 2023. Os comandados de Odair Hellman terá que usar a força da Vila Belmiro e contar com as jovens promessas para realizar um Campeonato sem riscos neste 2023.

Sob o comando de Hellmann, o clube soma pouco mais de 50% de aproveitamento na temporada, e ainda não venceu nenhum clássico local em 2023; derrotas para Palmeiras e São Paulo, e um empate com o Corinthians na Vila. Na Copa do Brasil, o Peixe está mais tranquilo após vencer fora de casa o Botafogo-SP por 2 a 0 e decidirá a vaga para as oitavas de final do mata-mata na Vila Belmiro que não terá torcida. (O Peixe cumpre punição do STJD por conta dos incidentes na partida contra o Corinthians na competição do ano passado).

Para o Brasileirão, o técnico Odair Hellmann, que vem muito pressionado, terá os reforços de Gabriel Inocêncio, Luan Dias e Bruno Mezenga, trio que se destacou atuando pelo Água Santa no último Campeonato Paulista, conquistando o vice-campeonato estadual. Além disso, o Peixe tentará contar com a individualidade de suas estrelas João Paulo, Soteldo e Marcos Leonardo.

Time base: João Paulo; João Lucas, Joaquim (Messias), Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández, Dodi e Lucas Lima; Soteldo, Marcos Leonardo e Ângelo (Lucas Barbosa).

Treinador: Odair Hellmann
Artilheiro: Marcos Leonardo (7 gols)
Destaque: Soteldo
Fique de olho: Lucas Lima

São Paulo

Foto: Rubens Chiri/SPFC

O São Paulo teve um desempenho decepcionante nas últimas duas edições do Brasileirão, passando longe de bater a meta estipulada pela diretoria. A expectativa para 2023 é alcançar uma vaga para a Libertadores, ou seja, ficar no G6. O elenco do Tricolor Paulista foi reformulado para disputar três competições simultaneamente, entretanto, o desempenho da equipe de Rogério Ceni ainda está longe do esperado.

A maior dificuldade do São Paulo este ano vem sendo as lesões de atletas importantes, assim como nas temporadas passadas. Com a volta de Arboleda, Calleri, Erison e Rafinha, o nível do elenco aumenta e acreditar em uma melhora no desempenho é possível.

Time base: Rafael; Nathan (Rafinha), Arboleda, Alan Franco, Beraldo; Michel Araújo (Wellington); Mendez (Luan), Nestor; Wellington Rato, David e Calleri (Erison).

Treinador: Rogério Ceni
Artilheiro: Giuliano Galoppo (8 gols)
Destaque: Arboleda
Fique de olho: Michel Araújo e Beraldo

Vasco

Foto: Daniel Ramalho/Vasco

Ainda com um elenco em reformulação com a chegada da SAF, o Vasco chega para o brasileirão de 2023 com um só objetivo, se manter na série A, com a eliminação na copa do brasil e não participando de nenhuma outra competição todos os esforços estão voltados para o campeonato. Novas caras, novo técnico e nova gestão indicam uma nova era do Cruzmaltino, após 14 contratações novas para posições carentes o técnico Mauricio Barbieri tem um único objetivo, manter o time da colina na elite do futebol Brasileiro e se possível conseguir uma vaga para uma competição continental.

Time base: Leo jardim; Pumita, Capasso, Leo e Lucas Piton; Jair, Marlon e Rodrigo (Andrey), Gabriel Pec ( Luca Orellano) Alex Teixeira e Pedro Raul.

Treinador: Mauricio Barbieri
Artilheiro: Gabriel Pec e Pedro Raul (7 gols)
Destaque: Pumita
Fique de olho: Luca Orellano

você pode gostar também