Brasil vence o Paraguai e garante vaga no Mundial Sub-20

Além da vaga na Copa do Mundo Sub-20, Seleção Brasileira segue firme na luta pelo título do Sul-Americano.

A Seleção Brasileira enfrentou o Paraguai em Bogotá, na Colômbia, em jogo válido pela 3ª rodada do hexagonal final do Sul-Americano Sub-20. Com gols de Giovane e Ronald, o Brasil saiu vitorioso e mantem os 100% de aproveitamento da segunda fase da competição. Dessa forma, seguindo firme na luta pelo título.

Mais ainda, chegando aos nove pontos, o Brasil se assegurou entre os três melhores do campeonato e garantiu a vaga no Mundial Sub-20, que acontece em maio deste ano na Indonésia.

Escalações

O Paraguai de Aldo Bobadilla seguiu escalado no 4-3-3 que vem sendo usado pela seleção nesta fase final ao invés de tentar o mesmo plano da primeira partida contra o Brasil, na qual os paraguaios foram a campo em um 3-4-2-1 que se transformava facilmente em um 5-4-1.

A defesa foi escalada com González no gol e Nuñez, Flores, Servín e Cantero na linha defensiva. Gauto, Gómez e Quintana foram os três homens do setor de meio campo. No ataque, Segovia e Olmedo foram escalados nas pontas com González pela faixa central.

Escalação do Paraguai. Foto – Albirroja/Twitter

Ramon Menezes manteve a base do time que tem atuado com mais frequência no Sul-Americano, começando por Mycael no gol.

Na defesa, Arthur, pela lateral direita, Jean Henrique e Robert Renan no centro e Patryk pela esquerda. Enquanto a dupla Marlon Gomes e Andrey atuaram pelo centro do meio campo com Giovane e Guilherme Biro completando o setor, atuando mais abertos.

Enfim, o artilheiro Vitor Roque e Alexsander seguiram como os nomes mais ofensivos da Seleção Brasileira.

Escalação brasileira. Foto – CBF_Futebol/Twitter

Primeiro tempo

Vitor Roque e Giovane comemoram o primeiro gol do Brasil. Foto – Rafael Ribeiro/CBF

O jogo começou movimentado, sobretudo do lado brasileiro, que pressionava bem a saída de bola paraguaia. Com isso, o Paraguai viu pouco a bola nos primeiros minutos e o Paraguai ia firme nas disputas, tentando parar o Brasil com faltas duras e a intensidade logo fez o árbitro abrir a contagem dos cartões, amarelando Diego Goméz aos nove minutos.

Da cobrança de falta, saiu a jogada do gol de Giovane, que abriu o placar para o Brasil. Patryk fez o cruzamento perfeito e Giovane só acompanhou a curva da bola até o segundo pau para cabecear para o gol. A primeira chance dos adversários veio dois minutos depois, a finalização foi forte, mas não levou perigo à meta defendida por Mycael.

O jogo ficou equilibrado depois disso, com poucas chances para ambos os lados. Sentindo dores, o autor do gol brasileiro precisou ser substituído aos 24 minutos. Stênio entrou no lugar de Giovane.

Minutos depois da substituição, a Seleção Brasileira chegou bem: Guilherme Biro recebeu de Vitor Roque e bateu cruzado de pé esquerdo, a bola parou no poste esquerdo do Paraguai. Enquanto o Paraguai conseguiu sua grande chance da etapa inicial aos 37. Andrey errou na saída de bola e em finalização paraguaia pela direita, a bola desvia e obriga Mycael a espalmar. No rebote, o goleiro brasileira se esticou para evitar novo chute perigoso, afastando a bola para escanteio.

A pressão paraguaia seguiu na sequência com Segovia batendo forte de fora da área, mas Mycael apareceu bem mais uma vez para salvar o Brasil. Apesar da pressão dos comandados de Bobadilla, o Brasil foi para o intervalo com a vantagem no placar.

Segundo tempo

A primeira chance da etapa complementar veio do lado paraguaio. Quintana pegou de primeira na área após cruzamento pela direita e obrigou Mycael a fazer mais uma grande defesa. Na jogada que se deu após a cobrança de escanteio pelo Paraguai, Flores cabeceou e acertou o poste esquerdo.

Vitor Roque construiu a primeira jogada de mais perigo para o Brasil. O camisa 9 recebeu e ganhou do marcador no corpo para escapar em velocidade, com a defesa paraguaia conseguindo parar o brasileiro apenas na falta, bem próxima da linha da linha de fundo e da pequena área. Guilherme Biro cobrou a falta no segundo pau e Andrey passou perto de alcançar, mas o capitão do Brasil chegou um pouco atrasado e a bola saiu pela linha de fundo.

Passada a marca dos 15 minutos, os dois lados fizeram mudanças. No lado do Brasil, Stênio, que entrou no lugar de Giovane, saiu para a entrada de André e Ronald entrou no lugar de Alexsander. Bobadilla, por sua vez, colocou Wlk no lugar de Olmedo – uma mudança no ataque.

Livre, após cobrança de escanteio, Servin cabeceia bem, mas joga à direita do goleiro, cabeceou para fora, bem perto da trave. Mais um lance de sorte para o Brasil, já que Mycael estava vendido no lance. Aos 23 minutos, o Paraguai tentou algo que foi muito frequente no primeiro jogo entre as equipes: enfiada de bola para escapada em velocidade de um dos atacantes.

Gonzalez tentou o domínio para sair na cara do gol, mas André Dominique chegou para desarmar o jogador e acabar com o perigo. Os jogadores paraguaios protestaram por uma falta, mas André foi totalmente na bola – e assim o árbitro interpretou.

O momento ruim do Brasil ficou evidente, até mesmo na tomada de decisão. E diante disso, mais uma vez, os dois times fizeram mudanças. Quintana saiu para a entrada de Pereira no Paraguai, em uma clara substituição para favorecer a ofensividade da equipe. Enquanto Ramon fez mais duas trocas na seleção: Vitor Roque e Guilherme Biro saíram para as entradas de Pedrinho e Renan.

Foi entrando nos 10 minutos finais que a Seleção Brasileira conseguiu sua primeira finalização no gol na etapa complementar. Após falha pela esquerda da defesa paraguaia, Andrey recebe na área e bate de primeira para grande defesa de Gonzalez. Na sequência, Pedrinho cobrou o escanteio com muita categoria e Ronald subiu livre para ampliar o placar.

Em desvantagem, Bobadilla promoveu uma mudança tripla em seu time: saíram Gauto, Nuñez e Gomez, enquanto entraram Cabañas, Sanabria e Gamarra. Assim, o Paraguai se atirou para o tudo ou nada, em busca de um milagre. Porém, o placar seguiu o mesmo.

Com a vitória por 2 a 0 sobre o Paraguai, o Brasil garantiu sua classificação para o Mundial Sub-20.

Próximos compromissos

Paraguai e Brasil retornam a campo na próxima quinta-feira (9) para disputar a quarta rodada do Hexagonal Final do Sul-Americano Sub-20 de 2023.

A Seleção Paraguaia enfrenta o Uruguai às 19h30 (horário de Brasília) no Estádio Metropolitano de Techo, em Bogotá. Também na capital colombiana, o Brasil enfrenta os donos da casa, ou seja, a Colômbia, no El Campín às 22h (horário de Brasília).

você pode gostar também