TJ-RJ decreta prisão de líderes das torcidas organizadas do Rio de Janeiro

Presidentes da Young Flu, Força Jovem, Torcida Jovem e Raça Rubro-Negra ficarão presos por 30 dias por determinação judicial

Por determinação da juíza Ana Beatriz Mendes Estrella, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) decretou a prisão de quatro presidentes de torcidas organizadas de três clubes da capital carioca: Flamengo, Fluminense e Vasco.

O decreto desta segunda-feira (13) resultou do pedido da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, tendo como alvo as prisões de: Anderson Azevedo Dias, presidente da Young Flu; Fabiano de Sousa Marques, da Força Jovem Vasco; Bruno da Silva Paulino, da Torcida Jovem do Flamengo; e Anderson Clemente da Silva; presidente da Raça Rubro-Negra.

A decisão se dá em repostas aos amplos episódios violentos que tem acontecido antes dos clássicos cariocas neste início de temporada. Sendo assim, os indiciados responderão pelos crimes de organização criminosa, lesão corporal grave e tentativa de homicídio.

Um dos trechos da decisão justifica as medidas tomadas em relação aos quatro presidentes das organizadas em questão, reforçando suas responsabilidades por conta de suas posições de comando:

Os indícios da autoria participação dos representados, presidentes de torcidas organizadas, é evidente, devendo ser destacado que estes já foram autuados no passado, no Juizado do Torcedor, como membros de torcida organizada, não sendo suficientes, por hora, a aplicação de medidas cautelares substitutivas da prisão, diante da sua posição de comando dentro das instituições que presidem, pois detentores do poder decisório sobre as ações de seus comandados, a maioria deles responsáveis diretos pela prática dos atos investigados.

Clássico manchado pela violência

A decisão da justiça do Rio de Janeiro, em grande parte, se deve aos episódios que aconteceram antes do clássico entre Flamengo e Vasco pela 10ª rodada do Campeonato Carioca no último dia 5 de janeiro.

Em diversos bairros da cidade, torcedores ligados à torcidas organizadas dos clubes se enfrentaram de forma violenta enquanto se dirigiam ao Maracanã.

Apesar de não haver confrontos dentro do Estádio do Maracanã, na região onde fica o estádio houve uma briga das torcidas que deixou sete feridos.

Com isso, na última terça-feira (7), o TJ-RJ determinou o afastamento da Raça Rubro-Negra, da Torcida Jovem do Flamengo e da Força Jovem dos estádios. Além disso, é óbvio, não serão permitidos quaisquer representações relacionadas às torcidas organizadas em questão em eventos esportivos.

Organizadas se reuniram com representantes do governo do Rio — Foto: Marino Azevedo / Governo RJ
Organizadas em reunião com representantes do governo do Rio em fevereiro de 2022. Foto: Marino Azevedo/Governo RJ

 

Os eventos recentes aconteceram pouco mais de um ano depois de as principais torcidas organizadas de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco se reunirem com o governo do estado a fim de negociar seu retorno aos estádios.

Na ocasião, os líderes das TOs cariocas fizeram uma série de promessas na tentativa de retornar aos estádios. Apesar de não serem irredutíveis quanto à volta das organizadas aos estádios, nem o governo nem o Ministério Público do estado estavam dispostos a flexibilizar as medidas de controle existentes.

Os acontecimentos das últimas semanas só reforçam a necessidade de cautela por parte do Governo do Estado do Rio de Janeiro e colocam as torcidas organizadas em situação ainda pior diante da justiça em busca da realização de seus pedidos.

você pode gostar também