Sport pode sofrer perda grave de pontos

A situação do Sport no Campeonato Brasileiro pode ficar ainda pior. Além de vice-lanterna da competição com apenas três vitórias em 22 jogos disputados, o clube de Recife pode perder 14 pontos na tabela de classificação, tudo isso por conta de uma provável escalação irregular do zagueiro Pedro Henrique, contratado por empréstimo em agosto junto ao Internacional.

Pedro Henrique atuou em cinco partidas no brasileirão com a camisa do Internacional, porém, em dois jogos dos nove em que ficou no banco de reservas, o zagueiro levou cartão amarelo, configurando assim duas participações e somando sete jogos no total com o Colorado. A regra está no Artigo 43 do Regulamento Geral de Competições.

– Se, na condição de substituto, o atleta vier a ser apenado pelo árbitro, será considerada como partida disputada pelo infrator, para fins de quantificação do número máximo a que alude o caput deste artigo.

De acordo com o Artigo 214 Código Brasileiro de Justiça Desportiva, a irregularidade impõe:
“Perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).”

Neste caso, o Sport perderia 14 pontos. Considerando as quatro partidas disputadas por Pedro Henrique, contra São Paulo, Chapecoense, Athletico e Fortaleza, mais os dois pontos conquistados nos empates contra Chapecoense e Athletico.

O Leão atualmente tem 17 pontos e está sete atrás do primeiro fora do Z-4. Caso se confirme a perda dos pontos, o clube ficaria com apenas três pontos, assumindo assim a lanterna isolada do Brasileirão e ficando sete pontos atrás da Chapecoense, atual lanterna do campeonato, com apenas 10.

O presidente Leandro Lopes, do Sport Recife, anunciou nesta terça-feira (28) a destituição do vice-presidente Nelo Campos e dos diretores Augusto Moreira, Gabriel Campos, Guilherme Falcão e Rocine Millet. Os dirigentes perderam os cargos por conta de uma série de erros recentes cometidos pelo clubes, o que inclui a perda de prazo na inscrição de 4 reforços e o risco de perder pontos no Brasileirão pela possível escalação de Pedro Henrique.

“Acionamos os nossos advogados especialistas no Rio de Janeiro, para saber que há um conflito de normas no regulamento geral e no específico. Os advogados estão trabalhando para que a gente possa evitar a perda de pontos para o clube. Seria uma coisa de proporções inimagináveis”, disse o presidente do clube do Recife.

Em situação de calamidade, o Sport se prepara para um confronto direto contra o Grêmio, no próximo domingo, na Arena do Grêmio. O tricolor também está na zona de rebaixamento, com 22 pontos e duas partidas a menos.

você pode gostar também