Quem é Paulo Pezzolano novo técnico do Cruzeiro

Em total processo de reformulação após ser comprado por Ronaldo Fenômeno, o Cruzeiro anunciou oficialmente nesta segunda-feira (03) a contratação do jovem técnico Paulo Pezzolano, uruguaio de 38 anos que estava no Pachuca do México.

Pezzolano chega para um grande desafio em sua carreira, após levar o Montevidéu Torque a 1º divisão uruguaia em 2017, após o acesso com o clube da capital uruguaia, Paulo Pezzolano trabalhou no Liverpool-URU onde faturou o Torneo Intermedio, em 2019.

Após sua pasagem pelo futebol uruguaio, Pezzolano assumiu o cargo de técnico do Pachuca no México, em um trabalho marcado por altos e baixos, conseguiu levar a equipe as semifinais do Clausura 2021, eliminando o poderoso América do México em pleno Estádio Azteca.

Estilo de jogo

Baseado em matérias de entrevistas do técnico e algumas análises realizadas por perfis especializados em análise tática na internet falaremos um pouco das ideias de Paulo Pezzolano.

Nas três equipes que passou, Paulo Pezzolano presou por um estilo de jogo propositivo que sempre se dispõe a ter a bola, usando bastante do corredor lateral para chegar em zonas de finalização. Em algumas das entrevistas do técnico ele costuma deixar claro que sua formação preferida é o 4-3-3 e que busca adaptar suas ideias de jogo as peças disponíveis nos times onde passou.

Falando do aspecto defensivo, as equipes comandadas pelo jovem treinador costumam a adotar o perde pressiona em momentos de transição defensiva, já em situações de ataque posicional adversário, as equipes de Pezzolano adotam uma marcação individual por setor, com perseguições curtas.

Outro ponto importante nos trabalhos passados de Papa Pezzolano é a atenção que o técnico dá a atletas oriundos das categorias de base, em seu trabalho mais recente no Pachuca, foi o responsável por desenvolver nomes como Erick Aguirre, Kevin Álvarez e Roberto de La Rosa.

Encontro de ideias com o novo dono

A chegada de Paulo Pezzolano ao Cruzeiro casa com o que o novo mandatário do Cruzeiro, Ronaldo Fenômeno, acha importante. O ex-camisa 9 da seleção brasileira e agora dono do Cruzeiro, deixou bem claro que gostaria de um técnico jovem, que praticasse um futebol ofensivo e que fizesse uso de atletas jovens.

É fato que tudo ainda fica no campo da expectativa, entretanto Pezzolano e Cruzeiro tem tudo para construir uma boa relação que deve servir bons frutos para ambos os lados, em caso de acesso do Cruzeiro no fim de 2022, a equipe se livra de vez de um pesadelo e Pezzolano se coloca em uma prateleira de certo destaque no futebol da América do Sul.

Caso queiram entender um pouco mais sobre as ideias de Paulo Pezzolano fica a indicação do recente vídeo do Footure FC sobre o novo técnico celeste.

você pode gostar também