Há 3 dias do clássico, Máfia Azul e Galoucura são alvos de operação policial

Ação conjunta do Ministério Público e Polícia Militar acontece há 3 dias do clássico mineiro

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), juntamente à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), realizou operação de busca e apreensão nas sedes de Máfia Azul e Galoucura.

A ação, que aconteceu no início da manhã desta sexta-feira (10), teve como principal objetivo prevenir confrontos armados e violentos entre torcidas de Cruzeiro e Atlético-MG, clubes que se enfrentam nesta segunda-feira (13), no Estádio Independência.

Foram cumpridos simultaneamente 27 mandados de busca e apreensão, em cinco cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte: a capital, Santa Luzia, Betim, Itabirito e Contagem. Foram recolhidos objetos com potencial perigoso, e armas. Não se sabe ainda se foram encontrados entorpecentes ou armas de fogo.

Foto: Ministério Público de Minas Gerais

Participaram da ação o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, de Execução Penal, do Tribunal do Júri e da Auditoria Militar (Caocrim), 11ª Promotoria de Justiça de Belo Horizonte, Batalhão de Policiamento de Choque e Companhia Independente de Policiamento com Cães da PMMG.

Passado violento

Há alguns anos, aumentaram os relatos de violência entre cruzeirenses e atleticanos, nas semanas de clássico. Os confrontos acontecem por toda cidade, e não só no entorno do estádio. As organizadas começam a se provocar nas redes sociais, o clima de animosidade aumenta, e a violência ocorre como consequência.

Inúmeras vidas foram perdidas nos últimos 10 anos, como resultado destes conflitos. E o pior de tudo: quase sempre a maioria dos feridos não é quem tem a ver com a briga. São torcedores inocentes, que apenas querem ver o jogo de futebol, ou pior: pessoas que nem acompanham o esporte, mas têm o azar de estar no lugar errado, na hora errada.

você pode gostar também