Campeonato Mineiro conhece suas duas equipes rebaixadas em 2023

Com muita emoção, foi definido o último clube rebaixado no Campeonato Mineiro de 2023

Mais emocionante do que nunca, o Campeonato Mineiro de 2023 já tem várias histórias para contar. A final, mais uma vez, envolveu Atlético-MG e América-MG, duas das equipes de melhor desempenho no estado. O Cruzeiro, por sua vez, ficou nas semifinais.

Equipes tradicionais como Ipatinga, Villa Nova e Pouso Alegre assumiram de vez um papel de protagonismo, e incomodaram muito o “trio de ferro” de BH. O Tombense se sagrou campeão do Troféu Inconfidência e garantiu vaga na Copa do Brasil, enquanto o Athletic Club confirmou a sua força, e foi bicampeão do interior.

Só boas notícias, certo? Então vamos falar sobre uma disputa nada feliz, que tirou o sono de três torcidas em Minas Gerais: a luta contra o rebaixamento. Caldense, Patrocinense e Democrata-SL tiveram as três piores campanhas na fase de grupos, e “se classificaram” para a ingrata disputa do triangular do descenso.

O formato propõe jogos entre os três times, e quem tiver mais pontos somados ao fim de 4 rodadas garante a permanência na primeira divisão. A tradicionalíssima Caldense falhou nesta missão, e já não tinha chances de permanecer no Módulo I após três rodadas.

Time de Jorge Henrique é rebaixado

A briga ficou entre Patrocinense e Democrata-SL. O primeiro estava bem na tabela, e poderia garantir sua permanência na noite do último domingo (2), mesmo sem jogar. Bastava a Caldense derrotar o Democrata-SL em Poços de Caldas. E foi justamente o que aconteceu!

Veterana derrotou o Democrata por 2 a 0 – gols de Aruá e Fabrício – e fez a festa da Patrocinense, agora matematicamente garantida na elite estadual em 2024. O Democrata, que estava de volta ao Módulo I após quase 20 anos, e contratou atletas como Jorge Henrique e Thiago Ribeiro, carimbou seu retorno ao Módulo II e terá de repensar o seu futuro.

Campeão Mundial pelo Corinthians, Jorge Henrique não evitou a queda do Jacaré (foto: Democrata FC)

Uns descem, mas outros sobem

Agora que sabemos os dois rebaixados da primeira divisão, falta a definição de seus dois substitutos para a próxima temporada. O Módulo II do Campeonato Mineiro começará em maio, e contará com várias camisas tradicionais do estado, como Tupi, Boa Esporte, URT e Uberlândia.

O torneio terá 12 clubes participantes. Os dois piores serão rebaixados para a “Segunda Divisão” (ou Módulo III), enquanto os dois melhores estarão garantidos na elite mineira para o ano que vem.

 

você pode gostar também