Atual dono do PSG pode estar comprando a Sampdoria

Em parceria com a ASER Ventures, o grupo catari liderado por Nasser Al-Khelaifi pode estar comprando clube italiano a beira da falência

Com o eminente perigo de falência somada, a tradicional UC Sampdoria começa a ver luz no fim do túnel: uma parceria entre a Qatar Sports Investments (que comanda o PSG) e a Asher Ventures que é liderada por Andrea Radrizzani pode salvar o clube genovês da necessidade de um recomeço do zero.

Fundada em agosto de 1946, a Sampdoria teve seu auge durante as décadas de 80 e 90 quando o empresário Paolo Mantovani adquiriu o clube o elevou a um novo patamar nacional e internacional. Passada a época de glória, os blucerchiati conviveram com um período de estagnação sob outras gestões e a decadência começou sob o comando da família Garrone até meados de 2014, quando vendeu para o atual dono Massimo Ferrero.

Empresário e cineasta, Massimo Ferrero foi recentemente preso por fraudes fiscais e com isso precisou ficar afastado de suas funções como mandatário do clube, o que agravou ainda mais a crise vivida pela “squadra” na temporada passada quando a Sampdoria escapou por pouco do rebaixamento (rebaixamento esse que acabou ocorrendo na atual temporada com algumas rodadas a serem disputadas).

Empresário envolvido em diversos escândalos recentes, Massimo Ferrero tem dificultado todo processo de venda da Sampdoria. (Foto: Matteo Gribaudi/Image Sport)

Com todo imbróglio envolvendo Ferrero (atualmente em prisão domiciliar), a Sampdoria definha lentamente já que o mandatário dificulta todo e qualquer processo de venda do clube, tendo recusado ainda em 2019 uma operação liderada pelo ídolo Gianluca Vialli que havia demonstrado interesse em assumir a instituição (cabe aqui lembrar que Viali faleceu de câncer no dia 06 de janeiro).

Acionista no Leeds United e também na ASER Ventures e na Eleven Sports, Andrea Radrizzani está por trás do negócio que pode salvar a Sampdoria. (Foto: Getty Images)

No entanto dessa vez uma esperança positiva começa a aparecer para a Samp: o empresário Andrea Radrizzani que atualmente comanda a Asher Ventures e é um dos fundadores da Eleven Sports tem forte interesse em comprar o clube (tendo visitado as instalações da equipe recentemente para conhecer melhor a Sampdoria por dentro). O que torna a noticia ainda mais significativa é uma parceria de Radrizzani com o grupo liderado por Nasser Al-Khelaïfi, a Qatar Sports Investments que assumiu o PSG em 2011 (a ideia é que o grupo catari tenha uma pequena porcentagem na Sampdoria com Radrizzani sendo acionista majoritário do clube) de acordo com o jornal francês L’Equipe.

Tendo apurado as notícias o jornal salientou que as negociações estão em curso avançado e que Massimo Ferrero pode, finalmente, ser página virada da história de uma das instituições mais importantes do futebol italiano.

 

você pode gostar também