Andrés Rueda se pronuncia após rebaixamento do Santos

Presidente diz que "dificuldades administrativas dividiram as forças"

Andrés Rueda deu uma declaração, publicada no perfil oficial do clube paulista nas redes sociais, nesta sexta-feira (8)

Dois dias após o rebaixamento do Santos para a Série B do Campeonato Brasileiro, o presidente do clube falou pela primeira vez e pediu desculpas à torcida. Em um curto pronunciamento publicado pelas redes sociais institucionais, se disse “completamente arrasado” pela queda e falou que esta será “uma dor que vai acompanhá-lo para sempre”

“Nação santista, em nome da gestão, quero pedir perdão a vocês, do fundo do meu coração. Errei, estou completamente arrasado por este capítulo triste da história do clube, uma mancha em nossa história gloriosa, e essa dor vai me acompanhar para sempre. As dificuldades financeiras que passamos não justificam o fracasso esportivo que tivemos. Tentamos acertar, nos dedicamos dia e noite, mas os desafios administrativos e financeiros dividiram nossas forças. Ninguém jamais pensaria em um resultado como esse, que trouxe tanta tristeza a todos os santistas”, declarou.

“Peço encarecidamente a todos os sócios para que votem neste sábado para a escolha do novo presidente do Santos Futebol Clube, de forma ordeira e pacífica, para que o clube tenha mudanças e retorne ao lugar de direito e a dias melhores. Novamente, peço desculpas, na expectativa de que o Santos recupere sua força com o apoio da sua torcida, que não abandonou o time nos momentos mais difíceis e certamente mostrará toda a sua força e o amor incondicional, onde e como o Santos estiver”, disse.

As eleições para a presidência do Santos serão neste sábado, a partir das 10h (de Brasília), com início da apuração marcado para às 17h. Todos os torcedores que são sócios do clube desde novembro de 2021 têm direito a voto.

A torcida do Peixe se revoltou nas redes sociais, pois o time vinha brigando contra o rebaixamento por 3 anos consecutivos, uma marca registrada da gestão de Rueda, não só no Campeonato Brasileiro, como também no Paulista.

Vale lembrar que com o então presidente, o Santos não avançou de fase no campeonato estadual e a melhor colocação do clube em um Brasileirão foi o 12° lugar. Além de muitas outras vergonhas como ser eliminado de uma Copa Sul Americana na Vila Belmiro para o Deportivo Táchira (VEN) e sofrer goleadas como o 7×1 para o Internacional e 4×0 para o Corinthians.

Dizer que “ninguém jamais pensaria em um resultado como esse” é ignorar muito a situação que o clube vive nos últimos tempos.

Salários atrasados na Vila Belmiro

Funcionários e atletas do Santos não receberam o pagamento dos salários de novembro até a noite de ontem (8) e estão apreensivos com a falta de informações do clube sobre o assunto. A informação é do jornal A Tribuna. Ausente da Vila Belmiro e do CT Rei Pelé nos últimos dias, o presidente havia se comprometido com o Conselho Fiscal, em outubro, a quitar os vencimentos com a antecipação das cotas do Campeonato Paulista 2024, solicitada pelo mesmo.

O pedido de antecipação das cotas foi aprovado pelo Conselho Deliberativo e de acordo com o balanço do terceiro trimestre deste ano, apresentado no final de novembro pelo Conselho Fiscal, Rueda se comprometeu a usar o dinheiro para o pagamento de funcionários e encargos trabalhistas.

Com apenas duas competições a disputar em 2024 (Paulistão e Série B), o clube não terá uma série de premiações e direitos de transmissão de TV, que ajudam a sanar dívidas e a folha de pagamentos ao longo dos anos.

Além disso, a Federação Paulista de Futebol (FPF) adiantou o pagamento de R$ 20 milhões do total que o Santos deve receber com as cotas de transmissão da competição.

você pode gostar também