Água Santa é freguês do São Bernardo? Descubra!

Água Santa e São Bernardo FC protagonizam um dos melhores clássicos do ABC Paulista

Neste domingo (03), São Bernardo FC e Água Santa se enfrentam em jogo válido pela 11ª rodada do Paulistão 2024. O clássico do ABC está programado para começar às 16:00h, no Estádio Primeiro de Maio. Sempre que o assunto é São Bernardo x Água Santa, uma pergunta costuma surgir: Água Santa é freguês do São Bernardo?

Por que existe rivalidade entre Água Santa e São Bernardo?

No futebol, existe uma máxima que nunca precisou ser dita: times da mesma cidade/região são rivais. Só no Estado de São Paulo, existem muitas cidades/regiões e times que comprovam a existência dessa máxima. Em Campinas, Guarani e Ponte Preta. Em Ribeirão Preto, Comercial e Botafogo. Já no ABC paulista, São Bernardo e Água Santa.

Descubra por que existe rivalidade entre Água Santa e São Bernardo
Água Santa e São Bernardo se enfrentam desde 2016 – Reprodução/Rogerio Pallatta/Agência Paulistão

Fundado em 2004, o São Bernardo FC é um dos times mais novos do Brasil. Inclusive, é o time mais novo do Campeonato Paulista. Já o Água Santa foi fundado 23 anos antes, em 1981. Apesar da diferença de idade, São Bernardo e Água Santa protagonizam uma das maiores rivalidades do ABC Paulista, e também de São Paulo.

Para os torcedores do São Bernardo FC, o Água Santa não é apenas um rival, mas também um grande freguês. Desde o primeiro jogo entre as equipes, que aconteceu no Paulistão 2016, o São Bernardo leva uma grande vantagem no confronto direto contra o Água Santa. E é isso que os torcedores do Bernô usam para dizer que o Água Santa é freguês do São Bernardo.

São Bernardo x Água Santa: histórico do confronto

Existem muitas maneiras de saber se um time é freguês de outro. Pelo menos para mim (Daniel Gimenes), o histórico do confronto é a melhor maneira de descobrir uma freguesia. Dessa forma, para saber se o Água Santa é freguês do São Bernardo, basta analisar o histórico do confronto entre as equipes, não é mesmo?

Confira a seguir o histórico do confronto de São Bernardo x Água Santa:

Água Santa 0 x 1 São Bernardo – Paulistão 2016

O primeiro jogo entre São Bernardo e Água Santa aconteceu na primeira fase do Paulistão 2016. O Bernô venceu o rival por 1 x 0, fora de casa, com gol de Cañete. Com essa vitória, o São Bernardo rebaixou o Água Santa de volta para a Série A2 do Paulistão, um ano após o clube de Diadema conseguir o acesso inédito à elite do futebol paulista.

Além do histórico do confronto, o que mais pode significar uma freguesia? No caso do duelo entre Água Santa e São Bernardo, o que aconteceu no Campeonato Paulista de 2016 também pode ser um argumento favorável aos que dizem que o Água Santa é freguês do São Bernardo FC.

Logo no primeiro jogo entre as equipes, o São Bernardo FC levou a melhor e venceu o Água Santa. Lembrando que a vitória não só garantiu 3 pontos ao São Bernardo, como também decretou o rebaixamento do Água Santa para a Série A2 do Paulistão, um ano após o acesso da equipe de Diadema. Seria esse o início da rivalidade entre São Bernardo e Água Santa?

São Bernardo 4 x 0 Água Santa – Paulistão A2 2018

Dois anos após o primeiro São Bernardo x Água Santa da história, os times do ABC voltaram a se enfrentar na Série A2 do Paulistão 2018. Dessa vez, os defensores de que o Água Santa é freguês do São Bernardo FC tiveram um belo argumento para embasar sua opinião.

São Bernardo venceu Água Santa por 4 x 0
São Bernardo goleou Água Santa na Série A2 do Paulistão 2018 – Reprodução/Internet

Em jogo válido pela 5ª rodada da primeira fase do Paulistão A2, o São Bernardo não tomou conhecimento do Água Santa e goleou o rival por 4 x 0. Os gols foram marcados por Francismar Carioca, Matheus Jussa, Douglas da Silva e Fernando Júnior.

São Bernardo 2 x 0 Água Santa – Copa Paulista 2018

Além do confronto na Série A2 do Paulistão, Água Santa e São Bernardo se enfrentaram outras duas vezes em 2018, em jogos válidos pela Copa Paulista. O primeiro duelo entre os rivais aconteceu em 18 de agosto e terminou com vitória do São Bernardo FC por 2 x 0, com gols de Luiz Felipe e Gustavinho.

Esse resultado foi a 3ª vitória consecutiva do São Bernardo contra o Água Santa desde o início da rivalidade entre as equipes. Com isso, o sentimento de “paternidade” por parte dos torcedores do São Bernardo, que até hoje intitulam o rival como freguês, começou a ser mais frequente.

Água Santa 0 x 2 São Bernardo – Copa Paulista 2018

Cerca de 1 mês após a vitória do São Bernardo, os rivais voltaram a se encontrar em 15 de setembro, em outro jogo válido pela 1ª fase da Copa Paulista de 2018. Assim como o primeiro duelo entre as equipes, o São Bernardo venceu o Água Santa por 2 x 0, dessa vez jogando no Estádio Primeiro de Maio.

Os gols do time de São Bernardo do Campo foram marcados por Fernando Júnior e Samuel Lino. Sim, o mesmo Samuel Lino que hoje disputa a Champions League pelo Atlético de Madrid e é um dos grandes destaques do time.

São Bernardo 3 x 1 Água Santa – Paulistão A2 2019

Após quatro vitórias consecutivas em quatro jogos contra o rival, o São Bernardo FC voltou a vencer o Água Santa, dessa vez na Série A2 do Paulistão 2019. Em jogo válido pela 12ª rodada da primeira fase da competição, o São Bernardo venceu o Água Santa por 3 x 1.

São Bernardo venceu Água Santa por 3 x 1 em 2019
São Bernardo venceu Água Santa por 3 x 1 em 2019 – Reprodução/Internet

Entre todos os jogos realizados entre os times do ABC até o momento em questão, pode-se dizer que essa vitória de 3 x 1 foi a mais surpreendente. Na época, enquanto o Água Santa era o melhor time da Série A2 do Paulistão, o São Bernardo FC brigava para não ser rebaixado para a Série A3 do estadual.

Inclusive, saiba que essa vitória do São Bernardo contra o Diadema foi a primeira que o time do ABC conquistou no torneio. Nas 11 rodadas que antecederam o clássico, o São Bernardo vinha de um desempenho de 6 empates e 5 derrotas. Ou seja, bastou o time enfrentar o rival para finalmente conseguir vencer um jogo no Paulistão A2.

Vale destacar que depois dessa vitória contra o Água Santa, o São Bernardo venceu outros dois jogos e perdeu apenas um na reta final do Paulistão A2. Enquanto o Tigre do ABC lutou contra o rebaixamento e conseguiu permanecer na 2ª divisão estadual, o Água Santa subiu para a Série A1 do Paulistão.

Considerando todo o contexto envolvido nessa vitória de 3 x 1 do São Bernardo contra o Água Santa, a freguesia passou a ser um conceito cada vez mais embasado e irrefutável. Até essa partida, foram 5 jogos entre São Bernardo e Água Santa com 5 vitórias do São Bernardo FC.

São Bernardo 1 x 1 Água Santa – Paulistão A2 2021

Após anos sendo derrotado para o São Bernardo FC, o Água Santa finalmente conseguiu um resultado que não fosse a derrota. Em jogo válido pela 10ª rodada da Série A2 do Paulistão 2012, São Bernardo e Água Santa empataram em 1 x 1, com gols de Rafael Costa e Bambam.

Esse foi apenas o 1º confronto entre os rivais naquele ano. Assim como em 2018, Água Santa e São Bernardo se enfrentaram três vezes em 2021. Dessa vez, os jogos entre os rivais tiveram uma importância histórica, já que São Bernardo FC e Água Santa decidiram o título da Série A2 do Paulistão 2021.

São Bernardo 0 x 0 Água Santa – Paulistão A2 2021 (Final)

O empate na primeira fase do Paulistão A2 se repetiu no 1º jogo da final entre São Bernardo e Água Santa. Jogando no Estádio Primeiro de Maio, os rivais do ABC paulista empataram em 0 x 0. A partida aconteceu na casa do São Bernardo devido ao fato do Água Santa ter realizado a melhor campanha geral da competição.

Água Santa 2 (3) x (4) 2 São Bernardo – Paulistão A2 2021 (Final)

Após um empate sem gols no jogo de ida da final da Série A2 do Paulistão 2021, Água Santa e São Bernardo voltaram a empatar na decisão. Dessa vez, os rivais se enfrentaram no Estádio do Canindé, a casa da Portuguesa, e empataram em 2 x 2. Os gols do Netuno foram marcados por Dadá Belmonte. Já os gols do Tigre foram marcados por Léo Castro e Lucas Ferron.

São Bernardo foi campeão da Série A2 ao vencer o Água Santa nos pênaltis
São Bernardo derrotou Água Santa nos pênaltis e foi campeão da Série A2 do Paulistão – Reprodução/Alexandre Battibugli/Agência Paulistão

Com esse resultado, o título do Paulistão A2 precisou ser decidido nos pênaltis. A pressão era toda do São Bernardo FC, que vencia o Água Santa por 2 x 1 até os 86 minutos. Fora o fato do Bernô ter aberto uma vantagem de dois gols até os 21 minutos do segundo tempo.

Nos pênaltis, o Água Santa iniciou os trabalhos. O primeiro pênalti foi cobrado por Giovanni Pavani, que mandou a bola no travessão. Com isso, toda a pressão em cima do São Bernardo FC passava a cair sobre o Água Santa, que desperdiçou logo a primeira cobrança. Vale destacar que Giovanni Pavani foi jogador do São Bernardo FC em 2019.

Após o Água Santa desperdiçar o primeiro pênalti, foi a vez do São Bernardo FC tentar abrir uma vantagem para o rival. Porém, Patrick Marcelino errou a cobrança e a pressão passou a ficar dividida entre os dois rivais. Nas próximas duas cobranças, ambos os times acertaram as cobranças, e a disputa ficou empatada em 2 x 2 na 3ª série de pênaltis.

Na 4ª cobrança, o time de Diadema teve a chance de abrir uma vantagem para o rival com Dieyson. Porém, o camisa 15 do Água Santa desperdiçou a cobrança de pênalti e chutou a bola por cima do travessão. Com isso, o São Bernardo FC aproveitou a chance de conseguir uma grande vantagem com Eduardo Diniz, que saiu da grande área para pegar distância e acertou um foguete no gol.

Na última série de cobranças, o São Bernardo estava com uma mão na taça, já que o placar dos pênaltis era 3 x 2. Porém, nada disso importava para Dadá Belmonte, que não facilitou para o rival. Além dos dois gols que marcou no tempo normal, sendo um de falta e outro de pênalti, o camisa 7 do Água Santa marcou outro gol, dessa vez empatando o placar da disputa de pênaltis em 3 x 3.

Com esse gol do Água Santa, o São Bernardo FC precisava acertar a cobrança de pênalti para ser campeão da Série A2 do Paulistão 2021. Essa grande pressão e enorme responsabilidade ficou nos pés de Tiago Luis. O camisa 15 do São Bernardo não demonstrou sentir nenhum tipo de pressão e acertou um lindo chute no ângulo, garantindo o título do Paulistão A2 para o São Bernardo FC.

São Bernardo foi campeão da Série A2 do Paulistão
São Bernardo voltou a ser campeão do Paulistão A2 em 2021 – Reprodução/Internet

Com essa vitória nos pênaltis, o São Bernardo FC voltou a ser campeão da 2ª divisão do estadual após 9 anos. Se já não bastasse ter rebaixado o rival em 2016, agora o São Bernardo tirou um título do Água Santa. Esse é mais um momento na história do confronto entre as equipes que embasa o pensamento que o Água Santa é freguês do São Bernardo FC.

Água Santa 0 x 1 São Bernardo – Paulistão 2022

No ano seguinte à decisão da Série A2 do Paulistão, Água Santa e São Bernardo voltaram a se enfrentar. Dessa vez, em jogo válido pelo Campeonato Paulista. No caso, os rivais se enfrentaram logo de cara na primeira rodada do estadual. E assim como aconteceu praticamente durante 6 anos consecutivos, o São Bernardo venceu o Água Santa.

Em jogo disputado no Estádio Distrital do Inamar, a casa do time de Diadema, o São Bernardo FC venceu o Água Santa por 1 x 0 com gol de Paulinho Moccelin. Nesta edição do Paulistão, o São Bernardo avançou ao mata-mata e foi eliminado nas quartas de final, enquanto o Água Santa teve a 3ª pior campanha e se salvou do rebaixamento.

São Bernardo 0 x 1 Água Santa – Paulistão 2023

Após 9 anos de confronto, o Água Santa finalmente venceu o São Bernardo. O time de Diadema fez um campeonato ruim no Paulistão 2022, mas isso não impediu que a história fosse escrita no ano seguinte. No Paulistão 2023, além de ter conseguido a primeira vitória contra o São Bernardo FC, o Água Santa foi vice-campeão paulista.

Água Santa venceu o São Bernardo pela primeira vez em 2023
Água Santa venceu o São Bernardo FC pela primeira vez no Paulistão 2023 – Reprodução/Mauro Horita/Agência Paulistão

Em jogo válido pela 12ª e última rodada da fase de grupos, o Água Santa venceu o São Bernardo por 1 x 0, no Estádio Primeiro de Maio. O gol da vitória do Netuno foi marcado por Arthur Henrique, defensor do São Bernardo FC. Seja o destino ou os “deuses do futebol”, mas a primeira vitória do Água Santa contra o São Bernardo aconteceu com um gol contra marcado aos 93 minutos.

Analisando todo o contexto, não era nada mais do que justo o Água Santa finalmente conseguiu vencer o São Bernardo, justamente no melhor ano da história do clube de Diadema. Após quase ser rebaixado para a Série A2 em 2022, o Água Santa foi finalista e vice-campeão paulista em 2023, perdendo o título para o Palmeiras.

Afinal, o Água Santa é freguês do São Bernardo?

Em 9 anos de história, o clássico entre Água Santa e São Bernardo proporcionou um mix de emoções para os torcedores dos rivais. Por muito tempo, o resultado desse confronto do ABC paulista parecia que seria sempre o mesmo: vitória do São Bernardo FC.

Água Santa é freguês do São Bernardo FC
São Bernardo venceu 6 dos 10 jogos que fez contra o Água Santa – Reprodução/Mauro Horita/Agência Paulistão

Analisando toda a história do confronto entre Água Santa e São Bernardo, não faltam fatos e resultados que embasam o argumento de freguesia entre os rivais da região do ABC paulista. No caso, é possível sim dizer que o Água Santa é freguês do São Bernardo FC.

Em 10 jogos realizados entre as equipes, o São Bernardo venceu o Água Santa 6 vezes, além de 3 empates e uma única vitória para o time de Diadema. Analisando o histórico do confronto de outra perspectiva, pode-se dizer que o Água Santa venceu o São Bernardo apenas uma vez em quase uma década, um fato que contribui para que a freguesia seja ainda mais falada entre os torcedores do time de São Bernardo do Campo.

Por fim, deixo o questionamento: para você, o Água Santa é freguês do São Bernardo?

você pode gostar também