Internacional vence na altitude da Bolívia e larga na frente por uma vaga na semifinal da Libertadores

Com gol de Enner Valencia, Colorado sai na frente e joga por um empate no Beira-Rio

Na noite desta terça-feira (22), Bolívar e Internacional iniciaram a disputada por uma vaga na semifinal da Copa Libertadores deste ano. O jogo de ida, realizado em La Paz, terminou com uma vitória do Colorado por 1 a 0, com gol de Enner Valencia.

Em quatro jogos disputados na altitude boliviana, essa foi a primeira vez que o Inter venceu. Além disso, Eduardo Coudet conquistou sua segunda vitória na Libertadores 2023 comandando o time gaúcho.

+Siga o Na Beira no Twitter

Primeiro tempo

Alan Patrick (de frente) abraça Enner Valencia, que fez o gol decisivo graças a um passe do brasileiro –
Alan Patrick (de frente) abraça Enner Valencia, que fez o gol decisivo graças a um passe do brasileiro – Foto: Ricardo Duarte / SC Internacional / Jogada10

 

Sabendo da dificuldade de jogar no alto dos 3,6 mil metros, o Internacional teve que mudar a sua forma de jogar, abrindo mão da posse de bola. Como já era esperado, o Bolívar como mandante pressionou, acionando várias vezes o goleiro adversário, que logo aos 10 minutos do primeiro tempo foi obrigado a fazer uma grande defesa, após o chute de Francisco da Costa. Além disso, a equipe boliviana também apostou nas jogadas aéreas para buscar abrir o placar.

Porém, mesmo não tendo a maior posse de bola, o Internacional passou a valorizar os momentos do jogo em que era possível ter essa posse, buscando acionar Enner Valencia. A estratégia funcionou quando Alan Patrick recebeu a bola e cruzou para o equatoriano, que chutou firme, cruzado, no canto do goleiro.

Após marcar o gol, o Internacional jogou recuado, administrando a pressão do Bolívar, buscando segurar o resultado positivo que ia somando. Por outro lado, a equipe boliviana continuou apostando no jogo aéreo.

Segundo tempo

Buscando ampliar a vantagem, o Inter voltou para o segundo tempo logo com três escapadas que levaram perigo. Em uma delas, o autor do gol, Enner Valencia, adiantou demais o passe de Aránguiz, levando a bola nas mãos do goleiro adversário. Em seguida, foi a vez do Bolívar voltar a dominar o jogo, assim como foi no primeiro tempo.

A equipe voltou a apostar nas jogadas aéreas e colocou duas bolas no travessão, além das finalizações de longa distância que passaram a ser uma estratégia dos bolivianos.

Apesar das inúmeras chances criadas, o Internacional conseguiu se segurar e não tomou o empate. As modificações feitas por Eduardo Coudet deram gás para a equipe, que segurou a pressão e garantiu a vitória fora de casa.

Próximos compromissos de Bolívar e Internacional

O jogo de volta será na próxima terça-feira, dia 29 de agosto, às 19h (horário de Brasília), no Beira-Rio. Porém, antes desse confronto decisivo, o Internacional enfrentará o Flamengo no sábado (26), às 18h30, pela 21ª rodada do Brasileirão. Já o Bolívar não terá compromissos nesta semana.

 

 

você pode gostar também