Glória Eterna: confira os técnicos mais vencedores da Libertadores

Técnicos argentinos se destacam na maior competição entre clubes da América do Sul

Recentemente, o Flamengo conquistou a Libertadores na edição de 2022, contra o Athletico-PR. Na final, o rubro-negro carioca venceu a partida por 1×0, com gol do atacante Gabriel Barbosa. É o terceiro título do Flamengo na história da Libertadores.

Com os títulos brasileiros recente, representada por Flamengo, Palmeiras, Grêmio e Atlético-MG, você deve estar se perguntando qual é o técnico com mais libertadores. Veja a sequência dos técnicos que mais ganharam a Copa Libertadores:

Os técnicos mais vencedores da Libertadores

Na história da Libertadores, 14 técnicos foram campeões 2x ou mais vezes, entre sete clubes campeões. Dos 14 treinadores, sete são argentinos, quatro brasileiros, dois uruguaios e um português.

Os técnicos com mais títulos de Libertadores (em ordem crescente) são:

Roberto Scarone (2x)

 

O técnico uruguaio treinou o Peñarol de 1959-1962. Durante esses anos, o treinador conquistou duas Libertadores (1960 e 1961) e uma Copa Internacional (1961).

Lula (2x)

Foto: Arquivo

 

O técnico brasileiro é um ídolo do Santos. Treinou a equipe entre 1954 a 1966, conquistando vários títulos pela equipe paulista. Levou a Libertadores em duas ocasiões: 1962 e 1963.

Manuel Giúdice (2x)

 

O argentino Giúdice chegou ao Independiente em 1963. Nos dois anos seguintes, o treinador conquistou duas Libertadores pelo clube de Avellaneda (1964 e 1965). Depois desse acontecimento, o técnico passou por mais três equipes (Rosario, Vélez e San Lorenzo).

Pedro Dellacha (2x)

 

O argentino Dellacha conquistou duas Libertadores com o Estudiantes (1972 e 1975).  Além disso, o treinador ganhou títulos em quatro países diferentes (Argentina, Uruguai, Colômbia e Peru).

Juan Carlos Lorenzo (2x)

 

O treinador argentino já treinou diversas equipes mundo afora. Pelo Boca Juniors, o técnico conquistou duas Libertadores (1977 e 1978). Também teve grande importância no comando do Mallorca e do San Lorenzo.

Luis Cubilla (2x)

Foto: Divulgação/Placar

 

O treinador uruguaio conquistou duas Libertadores pelo Olimpia (1979 e 1990). Além da equipe paraguaia, o técnico obteve grande sucesso no Peñarol, onde levou vários títulos.

Telê Santana (2x)

 

Telê Santana é um dos maiores ídolos da história do Tricolor Paulista. Se destacou muito como jogador e como técnico. Pelo São Paulo levou duas Libertadores (1992 e 1993), além de outros títulos nacionais e continentais.

Felipão (2x)

Felipão Scolari Grêmio Palmeiras Libertadores 20082019
Foto: Getty Images

 

Felipão é um dos mais vitoriosos técnicos brasileiros. Já passou por diversos clubes, incluindo a Seleção Brasileira. Luiz Felipe Scolari já venceu a Libertadores em duas oportunidades, pelo Grêmio, em 1995, e pelo Palmeiras, em 1999.

Paulo Autuori (2x)

Foto: Divulgação

 

Em 1997, Paulo Autuori chegou ao Cruzeiro e conquistou a Libertadores e o Mineiro no mesmo ano. Já em 2006, o treinador brasileiro fez história no São Paulo. Levou a taça da Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa.

Edgardo Bauza (2x)

Foto: Getty Images

 

O argentino Baugza, de 64 anos, foi campeão da Libertadores duas vezes. A primeira, com o LDU, em pleno Maracanã, em 2008. A segunda conquista foi com o San Lorenzo, em 2014. O treinador tem passagem por vários clubes importantes e, também, se destacou como futebolista.

Marcelo Gallardo (2x)

Foto: Marcelo Endelli/Getty Images

 

O treinador argentino chegou ao River Plate em 2014, como treinador, e recentemente deixou o clube. No comando da equipe levou duas Libertadores (2015 e 2018), além de outros títulos pela equipe de Buenos Aires. Anos atrás, Gallardo fez história na equipe de Buenos Aires como jogador.

 

Abel Ferreira (2x)

seleção brasileira
Foto: Divulgação/Palmeiras

O treinador português chegou em 2020 no Palmeiras. Nesses dois anos, conquistou, de forma consecutiva (2020 e 2021), a Glória Eterna. Com, relativamente, pouco tempo de trabalho, os dois anos na equipe alviverde colocaram Abel entre os grandes treinadores a levantarem essa taça.

Osvaldo Zubeldía (3x)

Foto: Wikipedia

 

O treinador argentino é o segundo maior campeão da história, com três conquistas. Zubeldía fez história no Estudiantes e conquistou três vezes, de forma consecutiva, a competição mais importante do continente (1968, 1969 e 1970).

Carlos Bianchi (4x)

Foto: Getty Images

 

O técnico que mais ganhou a Libertadores foi Carlos Bianchi. O treinador argentino teve três passagens pelo Boca Juniors. Ele conquistou a glória eterna três vezes pela equipe de Buenos Aires (2000, 2001 e 2003). O técnico consagrado no futebol também venceu a mesma competição pelo Vélez Sarsfield, em 1994. Com as quatro conquistas da Glória Eterna, Carlos Bianchi é o treinador com mais títulos na história da Copa.

você pode gostar também