Fortaleza goleia mais uma vez e segue 100% na Sul-Americana

Leão vence Estudiantes de Mérida no Castelão e termina primeiro turno da fase de grupos com três vitórias

O Fortaleza enfrentou o Estudiantes de Mérida-VEN, no Castelão, e fez muito bem o trabalho de casa. A vitória por 6×1 foi a terceira do Tricolor na fase de grupos da Copa Sul-Americana e deixou o Leão em uma situação muito confortável no grupo H. Com nove pontos, o Fortaleza é líder isolado, enquanto San Lorenzo-ARG e Palestino-CHI têm quatro e o Estudiantes não pontuou.

Escalações

Juan Pablo Vojvoda poupou alguns titulares, mas manteve a formação e o estilo de jogo. Com Guilherme e Yago Pikachu pelas pontas, os dois fechavam a segunda linha de quatro na fase defensiva e abriam o campo quando o time tinha a bola. Pochettino se aproximava de Galhardo, sendo o responsável pela criação do time.

 

José Alí Cañas armou o time pra não voltar pra casa com uma goleada sofrida. No 5-2-2, os venezuelanos se defendiam e esperavam alguma coisa nos contra-ataques. Apesar de ser o meia de ligação, Jesus Gómez era o mais avançado na fase defensiva em 5-4-1, com os atacantes Medrano e Canelón recompondo a segunda linha de defesa.

Primeiro tempo

A primeira chance do jogo foi dos visitantes. Aos cinco minutos, Gómez deu passe em profundidade pra Canelón, mas o atacante bateu fraco em cima de Fernando Miguel. O Fortaleza demorou a chegar com mais força no ataque. O primeiro bom lance foi aos 24, com Guilherme sendo travado pelo zagueiro depois de bom passe de Tinga. A jogada terminou em escanteio, mas o VAR chamou o árbitro à cabine pra avaliar um possível pênalti de Guaramato. Depois de muito tempo de conferência, o juiz deu o pênalti e Pikachu bateu bem, abrindo o placar aos 28 minutos.

 

Zé Welison e Guilherme fizeram boa trama pro segundo gol do Fortaleza. Foto: Mateus Lotif

 

O segundo gol saiu aos 36 minutos, mas Guilherme estava impedido. Pikachu bateu forte de fora da área e Velásquez rebateu no pé de Guilherme, que marcou, mas a arbitragem, corretamente, apontou a infração do atacante. Aos 40, Galhardo finalizou, mas Pikachu acabou interceptando o chute mascado e dividiu com o goleiro venezuelano. Depois do bate rebate, a zaga do Estudiantes afastou. Aos 43, Zé Welison apareceu como elemento surpresa dentro da área e recebeu bom passe de Guilherme, antes de bater no cantinho de Velásquez pra ampliar o placar.

Benevenuto quase marcou o terceiro aos 46, depois de brigar com o zagueiro e bater pra ótima defesa do goleiro venezuelano. Numa desatenção da defesa, já aos 49 minutos, Arenas marcou o primeiro gol do Estudiantes na Sul-Americana. Medrano deu bom passe pro atacante dos visitantes estufar a rede de Fernando Miguel.

Segundo tempo

No início da segunda etapa, o Estudiantes partiu pra cima e conseguiu o empate aos seis minutos. Gomez cruzou, Arenas se antecipou a Benevenuto e marcou o seu segundo gol na partida. No entanto, o atacante estava impedido e a arbitragem anulou o gol. O Fortaleza atacou pela primeira vez na etapa final aos 16. Moisés correu pela esquerda e deu passe pra Zé Welison na entrada da área, que chutou com perigo ao lado do gol.

Aos 24 minutos, Matos cometeu um pênalti muito bobo em Calebe. O meia já havia perdido o controle da bola, mas o zagueiro venezuelano impediu a passagem de Calebe e o juiz não teve dúvidas. Thiago Galhardo foi quem bateu dessa vez e marcou o terceiro gol Tricolor. O placar virou goleada pouco depois. Calebe tabelou com Galhardo e aproveitou erro da defesa pra fazer o quarto gol, aos 31.

 

Fortaleza construiu goleada no segundo tempo. Foto: Conmebol

 

A fase de Moisés é realmente diferente e o atacante fez o quinto aos 41 minutos. O camisa 21 carregou a bola em velocidade, ajeitou o corpo e bateu no ângulo pra fazer mais um pro Fortaleza. Aos 46, ainda deu tempo de sair o sexto. Pikachu cobrou escanteio na cabeça de Silvio Romero, que testou firme pra completar a goleada.

Análise

Apesar do resultado elástico, o jogo do Fortaleza não foi tão bem. O time se mostrou bem preguiçoso durante boa parte da partida e não tomou o empate no início do segundo tempo por centímetros. Depois, o jogo se abriu por conta da diferença absurda entre as equipes. Claro que é difícil encontrar problemas numa goleada por 6×1, mas o time tem quedas de concentração durante os jogos que podem atrapalhar bastante contra adversários mais complicados.

Bom jogo de Zé Welison, se apresentando bem ao ataque como elemento surpresa. Fez um gol dessa forma. Calebe e Moisés acordaram o time no segundo tempo e mostraram porque são titulares indiscutíveis no momento. Jogo importante pra Galhardo e Romero. Atacante precisa fazer gol e os dois reforçaram a confiança.

Próximos compromissos

O Fortaleza enfrenta o Corinthians na segunda-feira, 08, fora de casa, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O Estudiantes tenta se recuperar na 12ª rodada do Venezuelano contra o Angostura-VEN, fora de casa.

você pode gostar também