Corinthians é superado por reservas do Argentinos Juniors e perde fora de casa

Timão completa quatro confrontos consecutivos sem vitória e deixa a liderança do grupo.

O Argentino Juniors venceu o Corinthians por 1×0, no estádio Diego Armando Maradona, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. A noite desta terça-feira(23) foi amarga para a torcida corinthiana que, logo no primeiro minuto de jogo, encarava uma desvantagem no placar. Gastón Verón marcou o único gol da partida após receber, dentro da área, um bom passe de Viveros e bater rasteiro no canto de Cássio.

O Timão não apresentou reação no restante do confronto, sem traços de esparança, foi dominado taticamente pelos reservas do Argentinos Juniors. Com esse resultado, o Corinthians continua com quatro pontos e desce para a segunda colocação do grupo F, já o Argentinos, assume a liderança com seis pontos. Para o complemento da rodada, os outros integrantes da chave ainda podem mudar o ranqueamento da tabela, Racing-URU e Nacional-PAR, se enfrentam quinta-feira, no Paraguai.

Primeiro tempo

Argentinos Juniors x Corinthians
Foto: Marcos Brindicci/AFP

 

No dia de São Jorge, o clube do Parque São Jorge entrou com mudanças na dinâmica ofensiva em relação aos outros jogos: Hugo ganha liberdade para apoios no ataque pelo centro do campo, enquanto Raniele recua para auxiliar na construção desde a base, Fausto Vera conquista vaga na primeira volância para ajudar na marcação e reger o jogo. Garro,na função de armador como 10, interage com Pedro Henrique que joga aberto pela esquerda, Fagner espetado na direita e Romero onipresente nos espaços do ataque. Como sempre, Yuri Alberto atua nas transições e na busca por desmarques de um centroavente móvel.

Por fim, nada adiantou, o alvinegro não conseguiu segurar o placar nem por dois minutos para testar a nova formação. A equipe mandante, no primeiro ataque do jogo, se aproveitou de um erro defensivo do Corinthians e abriu o placar antes de alguns torcedores sequer ligarem a televisão. Os comandados por António Oliveira apresentavam problemas na criação, chegaram a dominar a posse de bola por alguns momentos, mas não conseguiram ser efetivos. Dentre as dificuldades na produção ofensiva, o único perigo causado pelo Timão foi com Pedro Henrique, aos 14, que desviou, de cabeça, um lançamento do Fausto Vera. Fora isso, apenas mais erros e faltas resumiram a primeira etapa.

Segundo tempo

Corinthians
Foto: Marcos Brindicci/AFP

 

Na volta do intervalo, o treinador português fez alterações em todos os setores da equipe, o que influenciou no esquema tático. Além de Romero como centroavante, algo mais comum no trabalho, o treinador inovou na formação da defesa, Fausto Vera foi para a segunda etapa como zagueiro, em uma linha de três com Raniele e Raul Gustavo. As alterações de António Oliveira não bastaram e o time continuou sem se encontrar em campo.

Tudo foi por água abaixo quando, Raul Gustavo, do Corinthians, foi expulso aos 13 minutos do segundo tempo. O defensor do Timão agiu de maneira inexplicável, empurrou e acertou o rosto do auxiliar com o braço depois de um desentendimento com um jogador do time argentino, o árbitro chileno Piero Maza mostrou cartão vermelho direto. Com um a menos, o que parecia ruim ficou pior, qualquer milagre sonhado pela torcida, se tornou impossível.

A equipe visitante ainda teve algumas chances, mas sem tanto perigo: aos 22 minutos, um chute de pouca direção de Fausto Vera assustou o goleiro oponente, e uma cabeçada perigosa de Cacá nos acréscimos, quase deu um resultado lucrativo ao Corinthians, que não conseguiu se impor com a desvantagem numérica. Os mandantes apenas protegeram o resultado, de forma geral, ficaram confortáveis com o cenário e cadenciaram o jogo.

Melhor da partida

Em uma partida monótona de ambos os times, nada mais justo que a menção honrosa para Gastón Verón, que tirou o zero do placar.

Próximos compromissos de Corinthians e Argentinos Juniors

O Corinthians volta a campo pelo Brasileirão no domingo, recebe, na Neo Química Arena, o Fluminense, às 16h. A próxima rodada da Copa Sul-Americana vai acontecer no dia 7 de maio, o Timão vai até o Paraguai enfrentar o Nacional, mesma data do confronto entre Racing e Argentinos Juniors, no Uruguai.

você pode gostar também