Jamaica surpreende e segura empate sem gols com a França na estreia das seleções Copa do Mundo

Seleção Francesa não faz valer o favoritismo na abertura do Grupo F do Mundial

Neste domingo (23), França e Jamaica inauguraram o Grupo F da Copa do Mundo feminina. A partida aconteceu no Sydney Football Stadium e contou com a presença de quase 40 mil torcedores, que protagonizaram um show à parte nas arquibancadas. Dentro de campo, a seleção francesa se impôs, mas não conseguir fazer valer o favoritismo e a partida terminou em 0 a 0. Com o empate ambas as equipes vão a um ponto na tabela do Grupo F, que ainda conta com Brasil e Panamá.

Primeiro tempo

Diani, da França em ataque contra a Jamaica.
Foto: Getty Images

 

O primeiro tempo da partida começou parelho, com a equipe de França ditando o ritmo da partida e encurralando a Jamaica no próprio campo, ao passo que a seleção da América Central focava em aproveitar os contra-ataques. Aos quatro minutos, porém, um cruzamento na área francesa causou um choque entre cabeças das duas capitãs: Wendie Renard e Khadija Shaw.

Depois disso, a partida demorou a engatar. A proposta da seleção jamaicana era clara: aproveitar as falhas no ataque francês e contra golpear com eficiência. O problema dessa estratégia foi a agilidade da goleira Peyraud-Magnin, que atuando perto da linha de sua área, impediu qualquer grande subida das caribenhas.

Sem conseguir aplicar um controle maior durante a sua fase de ataque, a França trocava passes entre as intermediárias sob leve pressão jamaicana. Enquanto isso, as caribenhas, melhores no jogo, eram velozes nas vezes que tinham a bola, mas não conseguiam furar a defesa francesa.

A primeira finalização perigosa do jogo foi aos 35 minutos após boa escapada que terminou com a goleira jamaicana Spencer para a tentativa da atacante francesa Diani. Dois minutos depois, Shaw foi amarelada depois de um pisão em Karchaoui.

Nos acréscimos, a França conseguiu uma sequência de ataques com Majri em bola colocada e Diani em chute desviado, mas as tentativas não foram suficientes para alterar o placar.

Segundo tempo

Blackwood, lateral jamaicana, eleita mlhor jogadora da partida contra a França
Foto: Getty Images

 

A segunda etapa começou agitada. Logo aos dois minutos, a teve uma oportunidade de contra-ataque que desencadeou mais duas chances em bola parada, sem muita eficiência. Diferentemente do primeiro tempo, a Jamaica não conseguiu encontrar escapes e foi mais amplamente dominada pela França, que não conseguia concluir as jogadas.

A insistência europeia continuou pelos próximos 20 minutos, até que a Jamaica passou a utilizar ligações diretas para incomodar a goleira Payraud-Magnin, ao passo que as Bleus colocavam até seis jogadoras simultaneamente na área.

Aos 25 minutos, Majri e Mateo deram lugar a Dali e Becho no time francês. Cinco minutos depois, a Jamaica respondeu às alterações com as entradas de Washington e Solaunn nas vagas de Primus e Williams. A estrutura do jogo se manteve até o final da partida, quando a pressão francesa neutralizava todos os contragolpes jamaicanos.

Aos 44 minutos, a melhor oportunidade do jogo pintou para a equipe europeia. Em cruzamento na área, Diani cabeceou na junção da trave com o travessão. Já nos acréscimos, Khadija Shaw, a craque jamaicana, recebeu seu segundo cartão amarelo após faltam em Renard e foi expulsa.

Após isso, a França prendeu a Jamaica dentro da própria área, sem sucesso. A boa atuação da goleira Spencer e a boa organização defensiva das reggie girlz impediram que o chute de Dali tirasse o zero do placar. O jogo terminou empatado, sendo o primeiro ponto da seleção jamaicana na história das copas.

Melhor da partida

Pelo lado francês, destaque para a estrela Le Sommer, que buscou alternativas durante toda a partida em meio ao bloqueio caribenho. Além dela, Karchaoui e Cascarino foram sólidas defensivamente e bloquearam quase todos os ataques rivais por aquele lado.

Já pela Jamaica, destacaram-se a goleira Spencer, que impediu qualquer tentativa francesa que passou pelas zagueiras. Destaque também para a estrela do time, Shaw, quem mais incomodou a defesa francesa, e a lateral Blackwood, que atuou muito bem, principalmente nas transições ofensivas da equipe.

Próximos compromissos de França e Jamaica

A França volta a campo no sábado (29), pela segunda rodada da fase de grupos. As azuis enfrentam a seleção brasileira, às 7h do horário de Brasília. Por outro lado, a Jamaica encara a seleção panamenha também no sábado (29), às 9h30 no horário de Brasília.

você pode gostar também