Apesar da derrota, Palmeiras avança para as quartas de final da Copa do Brasil

Diante de um Castelão lotado, o Fortaleza vence por 1 a 0, mas a vitória não é suficiente para reverter o placar agregado.

Com cerca de 43 mil pessoas no Castelão, o Fortaleza recebeu o Palmeiras na tentativa de correr atrás dos três gols de diferença sofridos no jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil. No jogo, o Palmeiras baixou as linhas de marcação e deixou o Fortaleza ter a bola, tentando explorar os contra-ataques, mas o Leão pouco conseguiu produzir com a bola rolando. A partir das mudanças promovidas por Vojvoda, o time melhorou e chegou ao gol, porém, não foi o suficiente para reverter o placar agregado.

Escalações

Precisando reverter um 3 a 0 sofrido no jogo de ida, o técnico Vojvoda mandou a campo um time bastante ofensivo. O argentino escalou sua defesa com João Ricardo no gol, na lateral direita Dudu substituiu o capitão Tinga – fora por dores na coxa direita. A zaga foi formada por Titi e Brítez, enquanto na lateral esquerda tinha Bruno Pacheco.

No meio de campo, apenas Zé Welison como volante de ofício, com Thiago Galhardo e Pochettino completando o meio. O ataque foi escalado com Yago Pikachu, que fez a ponta direita, Guilherme do lado esquerdo e Lucero como homem de referência na área.

Escalação do Leão (Foto: Fortaleza)

 

Por outro lado, Abel Ferreira escalou o Palmeiras em um 4-2-3-1 sem muitas surpresas. Weverton no gol, Mayke na lateral direita, Gustavo Gómez e Luan formando a dupla de zagueiros e Piquerez na lateral esquerda.

O meio-campo tinha Zé Rafael e Richard Ríos mais atrás, Dudu pela esquerda, Raphael Veiga centralizado e Bruno Tabata do lado direito. Rony era o jogador mais espetado no ataque.

Escalação Alviverde (Foto: Palmeiras)

Primeiro tempo

Palmeiras perdeu, mas segue vivo na Copa do Brasil (Foto: Palmeiras)

 

O jogo começou com bastante equilíbrio, ambas as equipes com boas chegadas no ataque, mas nos primeiros 10 minutos, as melhores chegadas foram do Fortaleza. A melhor delas foi um desvio de cabeça do zagueiro Brítez, após escanteio cobrado por Dudu, que passou próximo do gol de Weverton. Na altura dos 27 minutos da primeira etapa, Rony recebeu lançamento em profundidade nas costas da defesa e chutou forte, mas o auxiliar já marcava o impedimento. Passado o ímpeto inicial dos primeiros minutos, o Palmeiras conseguiu controlar mais a posse da bola e diminuir o ritmo. No entanto, embalado por um Castelão lotado, o Fortaleza seguiu pressionando a saída de bola Alviverde.

Se com o jogo rolando o Fortaleza encontrava dificuldades de finalizar, a bola parada seguia levando perigo ao gol de Weverton. Aos 31, Galhardo cobrou escanteio, a bola atravessou a área e chegou no lateral Bruno Pacheco do outro lado. O lateral cruzou na área novamete, Zé Welison tentou o toque e a bola passou raspando a trave.

No primeiro tempo, o Palmeiras buscou administrar a vantagem construída no primeiro jogo. Entregou a bola para o Fortaleza e baixou suas linhas de marcação, apostando na velocidade de Dudu, Bruno Tabata e Rony nos contra-ataques.

No fim da primeira etapa, a melhor chance do jogo. Aos 45, Zé Welison conseguiu lindo lançamento de trivela para Yago Pikachu na velocidade, o ponta carregou na direção da linha de fundo e cruzou para Galhardo, que rolou para Lucero que vinha sozinho de trás. Mas o camisa 9 chutou fraco e Weverton fez boa defesa. Após um primeiro tempo de 25 faltas e um acréscimo longo de 8 minutos, o árbitro Sávio Pereira Sampaio encerrou a etapa inicial sem gols no placar.

Segundo tempo

Lucero fez o gol do Fortaleza (Foto: Leonardo Moreira/FEC)

 

Ambos os treinadores voltaram do intervalo com uma alteração cada. Abel Ferreira trocou Rony por Rafael Navarro, enquanto Vojvoda tirou Yago Pikachu para a entrada de Calebe.

O Fortaleza voltou para a segunda etapa com o mesmo ímpeto que iniciou o jogo, tentando incomodar a saída de bola do Palmeiras. Aos 12 minutos, Dudu descolou um bom passe para Galhardo, que bateu de primeira e a bola passou bem perto do gol. Pouco depois, aos 18, Pochettino chutou da intermediária, a bola desviou em Mayke e quase surpreendeu o goleiro palmeirense, mas a bola foi para fora. No escanteio seguinte, a bola ficou tranquila para Weverton.

Na metade do segundo tempo, o técnico Vojvoda fez algumas mudanças na tentativa de abrir o placar. Zanocelo, Hércules e Romarinho entraram, enquanto Zé Welison, Galhardo e Guilherme deixaram o jogo.

Aos 27, Raphael Veiga recebeu lançamento nas costas da defesa e rolou para Rafael Navarro fazer o gol. Mas o atacante estava em impedimento e o gol foi anulado. Na jogada seguinte, Pochettino chutou da entrada da área, a bola carimbou a trave e na sobra, Lucero como bom camisa 9 empurrou para dentro do gol e abriu o placar no Castelão.

Depois do gol, o Leão cresceu no jogo, aumentando o volume de jogo para cima do time paulista. Para piorar, o técnico Abel Ferreira recebeu o segundo amarelo e foi expulso por volta dos 30 minutos. Apesar do gol sofrido, o Palmeiras manteve sua proposta inicial, entregou a bola para o Fortaleza e assustava nos contra-ataques. Em um deles, Richard Ríos enfiou a bola para Breno Lopes chutar cruzado, mas para fora.

A entrada de Calebe fez bem para equipe do Fortaleza. No final do jogo, por volta dos 41, Calebe recebeu dentro da área, girou e bateu cruzado, a bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo. No escanteio, Calebe cruzou, Zanocelo desviou e a bola tocou na rede pelo lado de fora.

O árbitro Sávio Pereira Sampaio deu 8 minutos de acréscimo novamente, mas nem Fortaleza, nem Palmeiras tiveram grandes chances. Dessa forma, apesar da vitória por 1 a 0, o Leão se despediu da Copa do Brasil, enquanto o Verdão se classificou para as quartas de final da competição.

Próximos compromissos

O Fortaleza entra em campo no próximo dia 03/06, às 16h contra o Bahia, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Já o Palmeiras, recebe o Coritiba no dia 04/06, às 18:30 também pelo Brasileirão.

você pode gostar também