Dia 04 Copa América: EUA e Uruguai confirmam favoritismo e começam grupo C com vitória

Donos da casa constroem placar contra a Bolívia no primeiro tempo e Celeste demora a resolver partida, mas bate Panamá

O quarto dia da Copa América foi marcada pela estreia das equipes do grupo C. No primeiro jogo da noite, os anfitriões EUA, venceram a Bolívia por 2×0, com gols de Christian Pulisic e Folarin Balogun, ainda no primeiro tempo. Logo depois, foi a vez do Uruguai vencer o Panamá por 3×1. Maximiliano Araújo, Darwin Nuñez e Matias Viña marcaram os gols da equipe de Marcelo Bielsa. Michel Murillo descontou pro Panamá. O Uruguai é o líder do grupo C, com três pontos e um gol a mais que o EUA, que vêm logo atrás, também com três pontos. Bolívia e Panamá vão pra segunda rodada sem pontuar.

EUA x Bolívia

Pulisic marcou um gol e deu assistência pro outro na vitória sobre a Bolívia. Foto: Aric Becker/AFP

 

Os donos da casa começaram sua campanha na Copa América muito bem. Jogando no AT&T Stadium, em Arlington, no Texas, os norte-americanos dominaram a Bolívia desde os primeiros instantes. Logo aos dois minutos, Pulisic cobrou escanteio rápido pra Weah, que devolveu pro meia do Milan. Pulisic carregou a bola pra entrada da grande área e acertou um chutaço no ângulo de Viscarra pra abrir o placar. Aos quatro, os bolivianos tentaram reagir em bola parada. Saucedo cobrou falta, ao lado esquerdo da área, em direção ao gol, mas Turner, bem posicionado, encaixou.

Aos sete, Pulisic tabelou com Balogun, antes de abrir na direita pra Weah. O atacante da Juventus quis devolver pro meio da área na primeira tentativa, mas a defesa cortou e a bola voltou no seu pé. Weah então tentou finalizar direto pro gol e Viscarra fez boa defesa com os pés. Aos 42, o time da casa ampliou. Pulisic recebeu em transição e disparou pelo meio. O meia achou Balogun, pela esquerda, que dominou, ajeitou pro pé esquerdo e bateu com precisão no canto cruzado pra marcar.

Naturalmente, a Bolívia tentou se lançar mais ao ataque na segunda etapa. Aos cinco minutos, a equipe de Antônio Carlos Zago pressionou no campo de ataque e recuperou a posse. A bola chegou em Fernandez, que arriscou de longe, mas Turner defendeu no meio do gol sem problemas. Apesar disso, Pulisic quase marcou mais um aos 14. O meia recebeu pela ponta esquerda, trouxe pro meio se livrando da marcação e bateu forte pra boa defesa de Viscarra.

Os EUA seguiram mais perigosos nos contra-ataques. Aos 33, Pulisic recebeu em profundidade, ganhando no corpo do defensor, já dentro da área. O camisa 10 viu a chegada de Pepi, na entrada da área, e rolou pro centroavante bater de primeira pra defesa assustada de Viscarra, que rebateu pra trás, dando escanteio pros mandantes. Pepi ainda teria mais duas chances. Aos 35, em chute de fora da área, que Viscarra mergulhou pra esquerda pra espalmar, e aos 44, quando Robinson chegou ao fundo e cruzou rasteiro pro camisa 9 obrigar duas defesas à queima-roupa de Viscarra.

Uruguai x Panamá

Com gols no final, Uruguai vence Panamá e assume liderança do grupo C. Foto: Chris Arjoon/AFP

 

A estreia uruguaia foi mais tensa que o esperado, mas os comandados de “El Loco” Bielsa começaram a caminhada pelo 16º título com vitória. No Sun Life Stadium, em Miami, na Flórida, a Celeste começou num ritmo lento e a primeira finalização mais perigosa foi dos panamenhos. Aos 10, Carrasquilla recebeu no meio de campo, seguiu com a bola e arriscou de longe, mas Rochet defendeu tranquilamente. Aos 13, o Uruguai começou a dominar. Pellistri foi ao fundo pela direita e cruzou pra Araújo cabecear com perigo à direita do gol de Mosquera.

Aos 15, o atacante do Toluca-MEX abriu o placar com um golaço. Viña subiu pela esquerda e passou pro meio. Nuñez fez o corta-luz pra Araújo, que dominou, ajeitou o corpo e acertou um chute difícil com o pé esquerdo, do bico da área, encobrindo Mosquera pra abrir o placar. Aos 17, Viña cobrou lateral rápido pra Nuñez, que dominou girando e finalizou forte com a direita de fora da área, mas Mosquera pegou em dois tempos. Aos 18, Nandez cruzou da intermediária, pela direita, na cabeça de Arrascaeta, que obrigou grande defesa de Mosquera no canto direito.

O Uruguai seguiu pressionando e, aos 28, Nuñez recebeu belo passe de Pellistri, mas acabou finalizando em cima de Mosquera. Aos 36, o Panamá chegou com perigo. Depois de boa jogada pelo meio, Fajardo recebeu e bateu colocado, de fora da área, mas a bola saiu ao lado esquerdo de Rochet.

Com menos de um minuto do segundo tempo, o Uruguai chegou perto de ampliar o placar. Nandez teve espaço pra cruzar da intermediária e encontrou Nuñez na segunda trave. O centroavante do Liverpool subiu bonito, mas cabeceou mal e acabou errando o alvo. Aos oito, Mosquera repôs a bola rapidamente, ligando Fajardo. O centroavante aproveitou o erro de Olivera pra sair cara a cara com Rochet, mas pôs força demais no chute e a bola subiu.

Com o jogo tenso e indefinido, o Uruguai só respirou aos 39. De La Cruz recebeu pelo lado direito e cruzou. Araújo cabeceou em cima do defensor e a bola sobrou pra Nuñez. O atacante pegou um belo chute de esquerda, de primeira, e finalmente deixou sua marca. Já aos 46, De La Cruz e Viña deixaram a torcida do Flamengo com saudade. O meia cobrou falta da direita com precisão e o lateral subiu bem pra cabecear no canto direito de Mosquera pra marcar o terceiro. O gol de honra panamenho saiu aos 49, no último lance. Murillo recebeu bom passe dentro da área, driblou Araújo e acertou o ângulo de Rochet.

Copa América 2024: jogos, datas e tudo o que você precisa saber!

Próximos compromissos

A próxima rodada do grupo C acontece na quinta-feira (27). Os EUA enfrentam o Panamá, em Atlanta, enquanto uruguaios e bolivianos se encontram em Nova Jersey. Em caso de vitórias de EUA e Uruguai, as duas seleções estarão classificadas para as quartas de final com uma rodada de antecedência.

você pode gostar também