Dia 11: Venezuela encerra primeira fase com 100% e Equador elimina México em confronto direto

Vinotinto atropela Jamaica no encerramento do grupo B e Equador "vence" confronto sem gols contra o México

O domingão (30) de Copa América foi de definição no grupo B. A Venezuela, líder da chave, garantiu não só o primeiro lugar, mas a campanha perfeita na primeira fase após bater a Jamaica por 3×0. Eduard Bello, Salomón Rondón e Eric Ramírez marcaram no segundo tempo e ajudaram no 100% de aproveitamento da “Vinotinto”. A Jamaica se despediu da competição na lanterna do grupo B, sem pontuar. No outro jogo da noite, México e Equador jogaram pelo segundo lugar e os sul-americanos garantiram a vaga depois do placar não sair do zero. Ambos ficaram com quatro pontos, mas o Equador teve um gol a mais de saldo.

México x Equador

O experiente Rondón foi um dos nomes de mais uma vitória venezuelana na Copa América. Foto: Conmebol

 

O jogo valendo a outra vaga do grupo B pras quartas de final não começou empolgando. A primeira boa chance no University of Phoenix Stadium, em Glendale, no Arizona, só saiu aos 18 minutos de jogo. Kendry Paez cobrou falta ao lado direito da área de forma direta, mas Gonzalez estava atento e evitou o gol da joia equatoriana. O México respondeu aos 20 minutos, mas sem assustar muito. Quiñones teve liberdade pela esquerda e cruzou forte na segunda trave. Huerta chegou lançado, mas cabeceou por cima do gol de Dominguez.

A última finalização da primeira etapa também foi mexicana. Quiñones apareceu novamente pelo lado esquerdo e cruzou na cabeça de Gimenez, que não acertou o alvo e jogou a bola por cima do gol.

O México ensaiou uma pressão e chegou com perigo aos 12 do segundo tempo. Depois de escanteio do lado esquerdo, Huerta desviou na primeira trave e Gimenez e Quiñonez subiram juntos na segunda. Um atrapalhou o outro e Gimenez acabou cabeceando por cima do gol. Aos 19, Quiñonez tentou de longe. O atacante recebeu com liberdade e encheu o pé. Dominguez fez grande defesa e contou com a sorte, já que Gimenez pegou o rebote, quase sem ângulo, e acertou a trave esquerda do goleiro.

Precisando da vitória pra se classificar, o México se lançou ao ataque e deixou espaços. Aos 34, Valência puxou contra-ataque e mesmo com opções de passe, carregou até a entrada da área e tentou a finalização. O chute do atacante do Internacional saiu pelo lado direito do goleiro mexicano. Quando o empate já parecia certo, Felix Torres cometeu pênalti em Martínez a torcida mexicana foi ao delírio aos 52 minutos. Após a revisão do VAR, o árbitro Mario Escobar voltou atrás na decisão e foi a vez dos equatorianos comemorarem. O Equador segurou o empate nos últimos segundos e se classificou.

Jamaica x Venezuela

Equador
Em jogo mais brigado que jogado, Equador segurou o empate e se classificou. Foto: Conmebol

 

No Q2 Stadium, em Austin, no Texas, a Venezuela, já classificada, enfrentou a Jamaica cumprindo tabela e confirmou o 100% de aproveitamento. O primeiro tempo começou com os venezuelanos assustando com Machis. O atacante trouxe da esquerda pra direita aos 15 minutos e bateu forte. A bola passou perto do ângulo esquerdo do goleiro Waite e saiu assustando a torcida. Aos 20, a Jamaica chegou com perigo. Bell foi ao fundo pela esquerda e cruzou pra Cephas, que mergulhou pra cabecear, mas a bola acabou subindo demais.

Aos 37, Rondón recebeu na entrada da área com liberdade, mas o chute foi cima do gol. Aos 40, Machis apareceu pelo lado direito e cruzou fechado. A bola desviou em Gray no meio do caminho e quase encobriu Waite, que desviou de leve, mas tirou a bola da direção do gol.

O segundo tempo venezuelano foi de confirmação do favoritismo. Logo aos três minutos, Aramburu recebeu ao lado da área, pelo lado esquerdo e cruzou. Bello, na segunda trave, subiu bem e cabeceou pro chão, sem chances pra Waite e abriu o placar. Aos 10, Herrera deu ótimo passe pra Rondón, que dominou, ganhou da marcação no corpo e tocou na saída do goleiro pra ampliar o placar. Dois minutos depois, foi a vez no meio-campista tentar de fora da área. Herrera recebeu quase na meia-lua, ajeitou o corpo e bateu forte, mas a bola saiu raspando a trave direita de Waite.

A seleção jamaicana ainda tentou diminuir o placar. Aos 31, Dixon recebeu em profundidade e bateu cruzado, mas Romo fez boa defesa e espalmou pra escanteio. A Venezuela ainda aumentou a vantagem aos 39 minutos. Kervin Andrade, do Fortaleza, viu Ramírez disparar em velocidade e deu lindo passe pro atacante sair cara a cara com Waite e tocar na saída do goleiro jamaicano, dando números finais à partida.

Copa América 2024: jogos, datas e tudo o que você precisa saber!

Próximos compromissos

Depois da primeira fase perfeita, a Venezuela vai enfrentar o Canadá, segundo colocado do grupo A, na sexta-feira (5), em Arlington, no Texas. A seleção equatoriana enfrenta a atual campeã continental e mundial Argentina, em Houston, também no Texas, na quinta-feira (4).

você pode gostar também