Brasil faz 4 a 1 no Paraguai e dá resposta positiva após estreia ruim na Copa América

Forte candidato a vencer o prêmio de melhor do mundo, Vinicius Junior foi o grande destaque do Brasil

Na noite desta sexta-feira (pelo horário de Brasília), o Brasil enfrentou o Paraguai em confronto válido pela segunda rodada do Grupo D da Copa América. Depois do empate frustrante com a Costa Rica na estreia, a Seleção deu uma resposta melhor ao torcedor e garantiu sua primeira vitória na atual edição da competição, com gols de Vini Jr (2), Savinho e Paquetá.

Primeiro tempo

Image
Mais participativo, Vini Jr teve um papel importante para o funcionamento da Seleção e marcou seu primeiro doblete pelo Brasil nos 45 minutos iniciais de jogo. Foto – Reprodução/Copa América/X

 

Desde o apito inicial, o Brasil demonstrou um futebol melhor do que o da estreia. Em grande parte, pela postura de controlar a posse de bola com objetividade, conseguindo descidas efetivas para o ataque e finalizando as jogadas criadas. Por sua vez, o Paraguai adotou uma postura defensiva em concordância com sua estratégia de explorar os contra-ataques.

Conforme os minutos foram passando e o Brasil não conseguia traduzir seu domínio em gols, a tensão cresceu no Allegiant Stadium. Aos 32 minutos, no entanto, a Seleção Brasileira teve um pênalti marcado a seu favor após mão de Andrés Cubas. Paquetá foi para a cobrança e desperdiçou, adicionando ainda mais peso no ar.

Porém, apenas três minutos depois Paquetá se redimiu. Em jogada trabalhada pelo Brasil com toques rápidos, o camisa 8 foi o responsável por encontrar um passe em profundidade para Vini Jr, que tirou o goleiro da jogada para abrir o placar em Las Vegas.

Com isso, a maré brasileira mudou e os gols vieram naturalmente, enquanto o Paraguai parecia cada vez mais perdido em campo. Aos 43 minutos, Rodrygo fez boa jogada individual e finalizou. O camisa 10 parou no goleiro Rodrigo Morínigo, mas, a zaga paraguaia falhou e não conseguiu afastar a bola, que sobrou para Savinho. Livre, o camisa 20 não teve problemas para marcar e ampliar a vantagem da Canarinho. E ainda deu tempo para mais.

Paquetá encontrou um ótimo passe em elevação para Rodrygo, que infiltrou com facilidade na desorganizada defesa do Paraguai. O camisa 10 foi desarmado no momento da finalização, porém, mais uma vez a defesa paraguaia falhou na tentativa de afastar e a bola bateu em Vini Junior e morreu no fundo das redes.

Com isso, embora tenha tido dificuldades em boa parte da etapa inicial para traduzir seu domínio, o Brasil cresceu na partida e, naturalmente, construiu a considerável vantagem de 3 a 0 no placar.

Segundo tempo

Image
Apesar do erro, Paquetá se reergueu na partida e sua ótima performance foi recompensada com um gol. Foto – Reprodução/Copa América/X

Na volta do intervalo, o Paraguai conseguiu o que precisava, embora talvez não esperasse. Se aproveitando da sobra de bola deixada pela defesa brasileira, o zagueiro Omar Alderete dominou de peito e finalizou de longe. Com muitos defensores na frente e diante de uma boa finalização, Alisson chegou perto, mas não conseguiu evitar o gol paraguaio.

Com o golpe, o Brasil teve uma nítida queda na partida. O Paraguai passou a controlar a posse de bola, trabalhando-a no seu campo ofensivo. As chegadas não foram muito objetivas em termos de conclusão, mas obrigaram a defesa brasileira a trabalhar.

Mas, aos 17 minutos mais uma oportunidade se apresentou ao Brasil em novo pênalti por conta de toque de mão na pequena área. Com apoio dos companheiros, Paquetá foi novamente para a cobrança e, desta vez, teve sucesso: bola para um lado, goleiro para o outro e a vantagem do Brasil foi para 4 a 1.

O jogo se tornou morno após o novo gol brasileiro. O fato de que ambos os treinadores promoveram inúmeras mudanças também contribuiu para isso. Ainda assim, os ânimos voltaram a esquentar na reta final após o zagueiro Cubas receber o cartão vermelho direto após agressão a Douglas Luiz, que havia entrado em campo há pouco tempo.

Com o Paraguai em desvantagem numérica e no placar, o jogo retomou a temperatura morna na reta final e, após três minutos de acréscimo, o árbitro apitou o fim da partida confirmando a vitória brasileira, que representa um passo importante para a classificação do Brasil para a fase de mata-mata da Copa América.

Destaque de Paraguai x Brasil

Image
Vini Junior comemora um de seus gols diante do Paraguai com uma mensagem importante ao fundo. Foto – Buda Mendes/Getty Images

Vinicius Junior fez seu melhor jogo pela Seleção Brasileira e foi o destaque na vitória sobre o Paraguai. O camisa 7 não apenas marcou dois dos quatro gols do Brasil na partida, como também foi participativo desde o apito inicial, sendo central para a construção das jogadas de ataque da equipe.

A performance de Vini em números:

  • 90 minutos jogados
  • 2 gols
  • 14 passes certos
  • 2 passes chave
  • 7 dribles completos
  • 9 duelos ganhos
  • 2 desarmes

Panorama do Grupo D da Copa América

Com a vitória, a Seleção Brasileira chegou aos quatro pontos e se isolou na segunda colocação do grupo. Mais ainda, com essa pontuação, o Brasil segue em condições de terminar o grupo na liderança em caso de vitória contra a Colômbia na última rodada. A Colômbia que entrará na última rodada como líder do grupo, tendo vencido as duas partidas que disputou na atual edição da Copa América.

Por outro lado, a derrota significou a eliminação do Paraguai que falhou em pontuar nas duas rodadas disputadas da fase de grupos até aqui. Na última rodada, os paraguaios enfrentam a Costa Rica que precisaria de uma boa vitória somada a uma derrota do Brasil para garantir uma eventual classificação para as quartas de final.

você pode gostar também