Com show de João Félix, Barcelona goleia na estreia da Champions League

Atacante português foi o protagonista do Barcelona na goleada por 5 a 0 pra cima do Antwerp

Em jogo válido pela primeira rodada do Grupo H da Champions League, o Barcelona recebeu a equipe do Royal Antwerp no Estádio Olímpico Lluis Company, visto que o Camp Nou segue em reforma, com previsão de volta apenas para o final do ano de 2024, aproximadamente em novembro. Durante a partida, a equipe blaugrana não teve dó do atual camepeão belga e manteve a intensidade do início ao fim, aplicando uma goleada de 5 a 0 com dois gols de João Félix, um de Lewandowski, um gol contra, e um de Gavi para fechar o caixão.

A situação do Grupo H segue conforme esperada desde a realização do sorteio. O Barcelona ocupa a primeira posição, com três pontos e +5 de saldo de gols, acompanhado do Porto, em segundo, que conseguiu uma ótima vitória por 3 a 1 fora de casa pra cima do Shakhtar Donetsk. Na próxima rodada, no dia 4 de outubro, Barcelona e Porto se enfrentam em Portugal, jogo que marca um confronto direto de favoritos ao primeiro lugar, fato já apresentado na primeira rodada.

Antes do início do jogo, a ESPN trouxe um fato curioso no duelo entre Barcelona e Antwerp, envolvendo o valor gasto de ambos os clubes na janela de verão europeu. A equipe belga, atual campeã nacional, gastou três vezes mais dinheiro – aproximadamente 10,5 milhões de Euros – em transferências do que o Barça, que só gastou 3,4 milhões de euros com o volante Oriol Romeu. De resto, o Barcelona soube se aproveitar muito bem de sua má condição financeira para trazer bons jogadores a custo zero ou por empréstimo, como Gündoğan, que chegou de graça, e os Joaos (Félix e Cancelo), que chegaram emprestados até o fim da temporada.

Primeiro tempo

Barcelona tem primeiro tempo avassalador em casa – Foto: Divulgação/Twitter (X)

A primeira etapa de jogo começou tranquila, pelo menos até os 10 minutos, quando a equipe da casa fez uma bela jogada coletiva, no estilo “tiki-taka” do antigo Barcelona, com a bola passando por Gavi, Gündoğan e Lewandowski, saindo muito bem da área, até chegar aos pés de João Félix, que cortou o marcador e estufou as redes do Estádio Olímpico. Com oito minutos depois, aos 18, de Jong achou uma bola enfiada para Félix na esquerda, que novamente desconsertou a zaga do Royal Antwerp e colocou a bola nos pés de Lewandowski, que só teve o trabalho de empurrar pro gol e abrir o 2 a 0.

Depois disso, o Barcelona continuou a pressão pra cima da equipe belga e, em um cruzamento pelo lado esquerdo do brasileiro Raphinha, a bola desviou no marcador Bataille e matou o goleiro do Royal Antwerp, deixando 3 a 0 no placar.

Até o apito final do primeiro tempo, o Barcelona soube administrar a vantagem de três gols no placar, levando perigo apenas em um chute de fora da área do camisa 11 Muja, aos 43 minutos, marcando assim, a primeira defesa do goleiro Ter Stegen no jogo.

Segundo tempo

Gavi e João Félix comemoram o quarto gol – Foto: Divulgação/Twitter (X)

Na segunda metade do jogo, o Barcelona até continuou administrando a boa vantagem que tinha no placar, porém, sempre encontrava espaços no time adversário, sendo inevitável a ampliação da goleada. Aos 53 minutos, com apenas oito jogados desde a volta do intervalo, João Cancelo faz boa jogada pelo lado direito do campo, utilizando-se bem do corpo e, no bate rebate dentro da área, Gavi chegou de trás para fuzilar a rede do Antwerp e marcar o quarto gol, sem chances de defesa para o goleiro Jean Butez.

Depois de marcar o quarto gol, o treinador Xavi decide descansar algumas peças, uma delas o autor do gol Gavi, que já tinha cartão amarelo, e de Jong, para as entradas de Oriol Romeu e Fermin Lopez, jovem de apenas 20 anos. Mesmo com as alterações de caráter mais defensivo, a equipe de Xavi continuou atacando e, aos 65 minutos, João Félix marcou o seu segundo gol na partida e o quinto e último do Barcelona na partida. Dessa vez, em lindo cruzamento teleguiado de Raphinha pelo lado direito, que colocou a bola na cabeça do português e correu para o abraço.

Com cinco gols de vantagem no placar novamente, algo que já havia acontecido no último sábado (16), na vitória pra cima do Real Betis, o Barcelona já sabia que só tinha um trabalho a fazer: controlar o resultado. E foi o que aconteceu. Do quinto gol até o apito final, substituições aconteceram e poucas chances de perigo foram criadas. Lamine Yamal e Ferran Torres, peças fundamentais do Barça neste início de temporada, entraram no decorrer do segundo tempo e até buscaram o gol, mas sem efetividade na hora de finalizar.

Sendo assim, com o jogo na mão, o Barcelona apenas manteve a vantagem que tinha até o apito final. O resultado, não só o de hoje, mas também das últimas rodadas de LaLiga, empolga o torcedor blaugrana, que depois de momentos difíceis nas últimas edições de Champions League, com o time não passando da fase de grupos nas duas últimas temporadas, volta a sonhar com o título da competição europeia.

Melhor da partida

Não poderia ser diferente. Com dois gols e uma assistência, João Félix, atacante português, foi eleito o melhor jogador em campo pela UEFA. No entanto, não seria surpreendente se outros jogadores do Barcelona recebessem o prêmio, como o brasileiro Raphinha e o atacante Lewandowski, que também fizeram uma ótima partida e merecem esta menção honrosa. 

Barcelona
João Félix, o melhor em campo pela UEFA – Foto: Divulgação/Barcelona

Próximos compromissos de Barcelona e Royal Antwerp

O Barcelona volta a campo no próximo sábado (23) pela sexta rodada do Campeonato Espanhol, novamente em casa, no Estádio Olímpico Lluis Company, contra a equipe do Celta de Vigo, que não tem um bom início de temporada. Já o Royal Antwerp, também no próximo sábado (23), enfrenta o RWD Molenbeek pela oitava rodada do Campeonato Belga, competição em que a equipe entra para defender o título nacional.

 

 

você pode gostar também