Os números do período de Fernando Lázaro à frente do Corinthians

No último domingo (27), o Corinthians derrotou o Red Bull Bragantino pelo placar de 1 x 0 na Neo Química Arena, pela 9ª rodada do Paulistão 2022. Dessa forma, a vitória contra a equipe de Bragança Paulista coloca um fim na passagem rápida de Fernando Lázaro no comando técnico do Timão. O interino, que esteve a frente do clube desde a saída de Sylvinho até a chegada de Vítor Pereira, teve bons números nas partidas. Além disso, deixa alguns pontos interessantes da equipe para o novo treinador ficar de olho.

Números, partidas e aproveitamento de Fernando Lázaro

Antes de mais nada, é a segunda passagem de Fernando Lázaro como técnico interino do Corinthians. Na primeira vez, o auxiliar comandou o time entre a saída de Vagner Mancini e a chegada de Sylvinho, em 2021. Nesse tempo, foram apenas duas partidas a frente do clube, pela Copa Sul-Americana, vencendo Huancayo e River Plate-PAR por 5 x 0 e 4 x 0, respectivamente.

Na segunda passagem, Lázaro comandou o clube entre a saída de Sylvinho e a chegada de Vítor Pereira. Assim, foram cinco jogos do interino a frente da equipe após a demissão do antigo treinador. Dessa forma, o desempenho foi de quatro vitórias (Ituano, Mirassol, São Bernardo e Red Bull Bragantino) e um empate (Botafogo-SP).

Com tudo isso, Fernando Lázaro volta para a função de auxiliar com ótimos números comandando o Timão. O interino comandou ao todo em sete partidas, com seis vitórias e um empate. Dessa forma, o aproveitamento é superior a 90% no geral. Contando apenas a segunda passagem como substituto, o desempenho passa os 86%.

O que Vítor Pereira pode aproveitar dos jogos de Fernando Lázaro a frente do Corinthians?

Mesmo em poucos jogos a frente do Corinthians, Fernando Lázaro testou algumas táticas, funções de jogadores e forma de jogar com diferenças do time comandado então por Sylvinho. Abaixo, alguns dos principais destaques.

Uma forma de jogar sem um “camisa 9” e um time mais agressivo

Prioridade de contratação desde o início do ano, o Corinthians continua sem a contratação de um centroavante. A saber, a equipe tem apenas em seu elenco para a função. Entretanto, o camisa 77 viveu muitos altos e baixos na última temporada. Sendo assim, sem poder contar com esse centroavante, Fernando Lázaro experimentou outras formas de poder atuar sem esse atleta específico. Assim, a equipe conseguiu ser até mais agressiva no ataque. Fato disso é que o Timão marcou 10 gols em cinco jogos.

O melhor teste foi jogar com dois atacantes: Willian e Róger Guedes. O novo camisa 9 teve liberdade para atuar centralizado, mas se movimentando entre a ponta, e também pela intermediária, para dar mais profundidade ao clube. A mudança foi boa inclusive para o próprio jogador, que havia iniciado 2022 abaixo, e no principal jogo do atleta no ano, marcou duas vezes contra o São Bernardo, jogando dessa forma.

Transição e utilização de jogadores da base

Apesar do time titular do Corinthians ter uma das maiores médias de idade entre os clubes da Série A, o clube busca trabalhar e desenvolver os atletas formados no clube. Fernando Lázaro utilizou muitos destes meninos, principalmente durante os jogos. Porém, dois deles merecem destaque: Lucas Piton e Du Queiroz. Dentre os jovens formados no “Terrão”, o lateral esquerdo e o volante conseguiram chegar ao time titular.

Primeiramente, o lateral ainda tem dividido a posição com Fábio Santos, jogador mais experiente. A troca entre os dois jogadores tem sido uma transição no lado esquerdo do time. Além disso, o volante ganhou a condição de primeiro voltante titular no elenco, principalmente com a saída de Gabriel, que se transferiu para o Internacional. O meia da base até participou de um dos gols contra o São Bernardo, iniciando a jogada.

Chegada de Vítor Pereira no Corinthians

Vítor Pereira chegou ao Brasil no último sábado, para começar as atividades no Corinthians. Assim, o português já assistiu o jogo contra o Red Bull Bragantino das tribunas da Neo Química Arena. O técnico comanda nesta segunda-feira (28) seu primeiro treino no CT Joaquim Grava. Enfim, sua estreia será no próximo sábado (5), no clássico Majestoso contra o São Paulo. A partida será às 16h (horário de Brasília), no Estádio do Morumbi.

você pode gostar também